Faculdade de Oceanografia realiza Trote Ecológico em Copacabana

Recepcionar calouros é um dos principais ritos de iniciação da volta às aulas na Universidade. É tradicional a realização de atividades de integração social entre os veteranos, alunos em estágios mais avançados dos cursos, e os recém-chegados, estudantes que acabaram de passar no vestibular e que estão tendo suas primeiras experiências em ambiente universitário.

Estas atividades de integração podem assumir uma série de configurações, dependendo do curso e da tradição de cada unidade acadêmica. A Faculdade de Oceanografia da UERJ realizará, no dia 11 de março de 2016, o XXII Trote Ecológico, no posto 2 de Copacabana, que aproveita a empolgação dos calouros com suas novas atividades estudantis para gerar benefícios para a comunidade.

Esta é uma alternativa ao trote tradicional e busca conscientizar os calouros, desde o ingresso no curso, sobre a importância da limpeza das praias. A proposta divulga para calouros e banhistas a educação ambiental e mentalidade marítima de forma a reduzir o lixo encontrado em ruas e praias que entope bueiros e polui o meio ambiente.

Os alunos se organizarão em mutirão de limpeza da praia recolhendo resíduos, distribuindo panfletos educativos e sacos de lixo aos banhistas. O lixo é separado por tipo e removido pela Companhia Estadual de Limpeza Urbana (Comlurb). Eles também montam uma tenda na praia, onde estendem uma faixa sobre a campanha. A atividade faz parte do Programa de Extensão Mentalidade Marítima (Programar), vinculado à Sub-Reitoria de Extensão e Cultura (SR-3) da UERJ.

Notícia publicada em: 10/03/2016