Aplicativo criado pela UERJ é um dos vencedores do Concurso Rio Apps

O aplicativo Rio Virtual conquistou o Prêmio Aluno na 3ª edição do "Concurso Rio Apps — Cidade Olímpica", organizado pela Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia, da Prefeitura do Rio de Janeiro. O concurso recebeu a inscrição de 70 projetos, dos quais 14 foram selecionados para a premiação, que foi dividida em 7 categorias: Melhor Aplicativo, Aluno, Investidor, Escolha Popular, Trabalho e Emprego, Rio Cidadania, além de menções honrosas.

O aplicativo Rio Virtual foi desenvolvido pela Unidade de Desenvolvimento Tecnológico (UDT) do Laboratório de Tecnologias de Informação e Comunicação (LaTIC), da Coordenadoria de Avaliação, Projetos Especiais e Inovação pertencente à Sub-reitoria de Graduação da UERJ. Participaram do desenvolvimento do aplicativo a coordenadora do LaTIC Marcia Taborda; as pedagogas Alexsandra Barbosa e Rosana Carlos Vidal; o programador visual Rafael Costa; o programador PHP/Python Charles Annibal dos Santos; a bolsista Qualitec Renata Viana; o bolsista de Ciência da Computação Matheus Ruiz; as bolsistas de Pedagogia Beatriz dos Santos, Danielle Sobral, Isadora Salvador e Layane Felismino, e o bolsista de Áudio e Vídeo (PEBIT/FAETEC) - Luiz Neto.

Composta por fotografias que representam aspectos artísticos e culturais, a galeria Rio Virtual é organizada em 5 seções que trazem imagens que marcaram a história do município, de forma a demonstrar de maneira futurista, aspectos que marcaram e ainda hoje são fundamentais no município do Rio de Janeiro. O aplicativo é uma forma de conhecer a história e as maravilhas do município do Rio de Janeiro através da imersão proporcionada pelo uso da tecnologia de realidade virtual, por meio da utilização de óculos específicos para realidade virtual, a experiência se torna mais imersiva, tornando-se mais significativa para o usuário. Entretanto, a galeria Rio Virtual está disponível para ser visitada com uso de qualquer smartphone android com giroscópio, ampliando assim o acesso aos que não possuem os óculos para Realidade Virtual.

Veja no vídeo de demonstração como funciona o Rio Virtual:

O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em https://play.google.com/store/apps/details?id=com.RioRV .

Notícia publicada em: 10/03/2016