Secretaria de C&T se reúne na Reitoria com Comando de Paralisação

Nesta segunda-feira (07/03), o reitor Ruy Garcia Marques e a vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington receberam, na sala de reuniões da reitoria, o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), Gustavo Tutuca, os subsecretários Tande Vieira e Miguel Badenis, e o diretor de administração e finanças Gabriell Neves, para discutir, coletivamente, com representantes da Asduerj, DCE e Sintuperj, as pautas de reivindicações dos movimentos docente, discente e dos servidores técnico-administrativos da UERJ.

Durante o encontro, a equipe da secretaria, representantes das três categorias e membros da administração central debateram possíveis soluções para as dificuldades atuais enfrentadas pela universidade. Cada um dos segmentos teve a oportunidade de expor a sua lista de reivindicações, posteriormente comentadas pelo secretário e pelo reitor.

Na ocasião, o secretário de C,T&I descartou qualquer possibilidade de intervenção, cogestão ou mesmo privatização do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE). “O Hospital é referência na prestação de atendimentos de alta complexidade e também na formação de recursos humanos e pesquisa. Ele continuará sendo administrado pela UERJ e disso não abriremos mão”, garantindo que não se cogita, em qualquer hipótese, a possibilidade de que sejam utilizadas Organizações Sociais para a administração do hospital ou que o HUPE passe a ser controlado pela Secretaria de Saúde. O secretário Gustavo Tutuca também afirmou que existe forte determinação do governo estadual para resolver a questão da incorporação da dedicação exclusiva na aposentadoria.

Em relação às bolsas, o secretário anunciou que o pagamento passará a seguir o calendário para pagamento do salário dos servidores estaduais, ou seja, sempre no sétimo dia útil do mês, já a partir deste mês de março (bolsas relativas a fevereiro). “Todos os meses atrasados serão quitados, a partir do mês de julho”, afirmou.

A construção de novos restaurantes universitários nos campi externos também foi tratada na reunião. O reitor da UERJ disse que irá concluir a obra do bandejão do CAp, já licitada, e que também cuidará do desenvolvimento de projetos executivos para a expansão do atendimento nas demais unidades externas.

Representantes das três entidades relataram que, na assembleia marcada para o próximo dia 10 de março, quinta-feira, será discutida a pauta única de reivindicações, após o que nova reunião com a reitoria e a secretaria será marcada.

Notícia publicada em: 08/03/2016