À População do Estado do Rio de Janeiro

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, prepara a abertura de 13 leitos do seu Serviço de Neurologia exclusivamente para o atendimento a pacientes com Síndrome de Guillain-Barré. A epidemia de Zika vírus tem ocasionado um surto de casos dessa doença que leva à paralisia motora.

O HUPE já iniciou a organização interna de suas equipes para que tal aconteça no menor prazo possível e cumpre, assim, sua vocação de atendimento à alta complexidade, seu papel estratégico na rede do SUS e sua responsabilidade com a saúde da população do Estado do Rio de Janeiro.

Este é um projeto integrado entre HUPE/UERJ, Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), apoiado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro. Prevê, além do aporte financeiro, suporte da SES, por meio do fornecimento de imunoglobulinas e equipamentos complementares, conforme o caso.

Este projeto faz parte do plano de recuperação do HUPE e ampliação da sua capacidade de atendimento, com maior número de leitos abertos, apoiado pela SES, SECTI e Governo do Estado. O plano tem como premissa a regularização dos repasses financeiros ao HUPE, possibilitando a regularização do pagamento às empresas terceirizadas e demais fornecedores, reabastecimento com medicamentos e materiais médicos e calendário de pagamento das bolsas aos Residentes da instituição.

Paralelamente, vimos trabalhando com o Ministério da Saúde (MS), por meio do seu Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT), para o estabelecimento de parceria que vise ao acompanhamento de recém-natos com microcefalia, condição que também vem sendo associada ao Zika vírus.

Agradecemos, ao que parece ser o início do processo de retomada da excelência acadêmica, assistencial e de pesquisa do HUPE.

Agradecimento especial: População do Estado do Rio de Janeiro; Corpo Clínico do HUPE e Comunidade da UERJ – Docentes, Funcionários e Discentes; Artistas e demais personalidades da sociedade civil organizada; Parlamentares e demais atores da comunidade política; Secretários de Estado – SES e SECTI; Governador do Estado do Rio de Janeiro.

Edmar Santos – Diretor Geral do HUPE

Ruy Garcia Marques – Reitor da UERJ