Desigualdade na América Latina é tema de evento internacional na UERJ

A UERJ sediou, nesta quinta-feira (03/03), no Pavilhão João Lyra Filho, a primeira etapa de atividades do Colóquio Internacional “Os dilemas da desigualdade na América Latina”. Promovido conjuntamente pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH) da UERJ, pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO), pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLASCO) e com apoio da Fundação Ford, o evento promoveu, junto a estudantes e docentes, um debate sobre políticas públicas e desigualdade na América Latina.

Antes da abertura oficial, a comitiva de quase 20 pesquisadores, oriundos de sete países da América Latina e também da Espanha, foi recepcionada pela vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington, pela Sub-Reitora de Graduação Tania Carvalho Netto, pela Sub-Reitora de Extensão e Cultura Elaine Ferreira Torres e por docentes da UERJ. Na ocasião, o professor Theotonio dos Santos, economista político e sociólogo vinculado ao PPFH, fez uma análise sobre conjuntura política, econômica e social do Brasil nos últimos 20 anos, além das futuras perspectivas de desenvolvimento.

Durante o seminário, o secretário geral da FLASCO, Adrian Bonilla, destacou que a recessão é o resultado de uma série de fatores em nível global e que não possui relação exclusiva com a ideologia ou a eficácia dos governos. “Está fora das possibilidades do México e do Brasil, por exemplo, controlarem sozinhos essa crise econômica, já que a mesma é de escala mundial”, afirmou o costarriquenho. Já a ex-ministra do Instituto Nacional da Mulher do Uruguai e diretora da FLASCO no país vizinho, Carmen Beramendi, afirmou que, para combater as desigualdades na América Latina, é necessário o aprofundamento das democracias: “Que tipo de sociedade queremos? Esta é a reflexão que devemos fazer quando pensarmos em ações para combater a desigualdade”.

Criada em 1967, a CLACSO é uma instituição internacional não-governamental, associada à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), com o objetivo de promover, dentre outras ações, a investigação social para combater a pobreza e a desigualdade, o reforço dos direitos humanos e a participação democrática. Atualmente, reúne 481 centros de pesquisa e pós-graduação nas áreas de Ciências Sociais e Humanas em 37 países da América Latina, Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, França e Portugal.

A próxima etapa do colóquio será realizada no dia 6 de abril, onde será discutida a desigualdade e a justiça social na América Latina. Com entrada gratuita, o evento acontecerá no auditório 71 do Pavilhão João Lyra Filho, das 17h30 às 20h30. Os participantes receberão, posteriormente, certificado emitido pelas instituições organizadoras. Inscrições podem ser feitas em http://www.clacso.org.ar/clacso/coloquio_clacso_flacso_ppfh/inscripcion.php

Notícia publicada em: 07/03/2016