Reitor da UERJ se reúne com Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde

O Diretor do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) do Ministério da Saúde, Pedro Reginaldo Prata, foi recebido na manhã do dia 1° de fevereiro pelo Reitor Ruy Garcia Marques e por outros integrantes da universidade. O objetivo da reunião, realizada na reitoria, foi discutir possíveis parcerias entre a UERJ e o Decit.

Pedro Reginaldo Prata relatou que o grande desafio atual do Decit é o surto de zika vírus, referindo ser de primordial relevância o estabelecimento da relação inequívoca entre a doença e o número excepcionalmente elevado de casos de bebês que nascem com microcefalia.

“Para a UERJ é de primordial importância que nós façamos parcerias como, no caso, com o Decit, de maneira que a nossa universidade possa contribuir para a formulação de políticas de saúde na área da doença causada pelo zika vírus, assim como em muitas outras. Além desse caso específico, também almejamos parcerias em quaisquer das áreas do conhecimento, pois temos expertise em todas elas. É por meio dessas parcerias que nós vamos conseguir fortalecer o orçamento da UERJ e possibilitar a realização de diversas atividades que necessitamos. É imprescindível que a UERJ tenha essas parcerias como muito importantes para aumento de sua capacidade orçamentária”, declarou o Reitor.

No mesmo dia, a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou que o surto de zika vírus é uma emergência de saúde pública internacional, que exige uma resposta urgente e única, com vigilância máxima pelos governos de todo o mundo. A decisão deve acelerar ações nacionais e internacionais de cooperação e de pesquisa.

Na reunião, foram identificados possíveis projetos em que pesquisadores da UERJ poderão participar, de imediato, tanto em estudos epidemiológicos quanto no acompanhamento de recém-natos com microcefalia, entre outros.

Também participaram do encontro o Sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (SR-2) Egberto Gaspar de Moura; a diretora e o vice-diretor eleitos do Instituto de Medicinal Social da UERJ, Gulnar Azevedo e Silva e Rossano Cabral Lima, respectivamente; o assessor da reitoria Márcio Tadeu Francisco; e o diretor do Departamento de Apoio à Produção Científica e Tecnológica (DEPESQ/SR-2).

Notícia publicada em: 02/02/2016