Oceanógrafos do Maqua/UERJ vencem Prêmio Faz a Diferença 2015

A equipe de oceanógrafos do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores (Maqua), da Faculdade de Oceanografia da UERJ, foi a vencedora na Categoria Revista O Globo do Prêmio Faz a Diferença 2015, promovido pelo jornal O Globo, com o intuito de homenagear os brasileiros que contribuíram, com o seu trabalho e o seu talento, para mudar o país. Os vencedores foram escolhidos em votação popular, através da internet, e a lista com as personalidades que mais se destacaram em 2015 foi divulgada no dia 23 de janeiro. A cerimônia de premiação acontecerá em março.

“O Maqua-Uerj desenvolve pesquisas de alto nível que repercutem em ações para a conservação de botos, golfinhos e baleias, e do ambiente marinho. Sua estrutura é uma das melhores do país, sendo uma referência para diversas instituições parceiras, nacionais e internacionais. Hoje contamos com cerca de 35 pessoas entre professores, alunos de graduação e pós-graduação e técnicos. É um orgulho levar o nome de nossa UERJ a esse patamar. O prêmio mostra o quanto nossa universidade é importante e só nos traz orgulho”, declarou José Lailson, um dos coordenadores do Maqua.

Criado em 1992, o Maqua desenvolve ações e pesquisas que visam ampliar o conhecimento acerca dos mamíferos marinhos que existem no Estado do Rio de Janeiro, bem como sua preservação. As atividades consistem em pesquisas em ambiente natural, análises dos animais encontrados mortos na costa e trabalhos de educação ambiental. Além de levantar informações básicas sobre a ocorrência e biologia das espécies, o MAQUA realiza estudos nas áreas de ecologia, comportamento, bioacústica, ecotoxicologia, genética e osteologia.

Notícia publicada em: 25/01/2016