Seminário de Políticas Públicas de Cultura 2010

Através de encontros regionais, oficinas, publicações e outras atividades, o Seminário acompanha as muitas movimentações das políticas culturais, oportunidade de melhor entender e pensar cultura, caminho indiscutível para os avanços que hoje trilhamos. Tendo como objetivos a formação e a capacitação de gestores, trabalhadores e agentes culturais, artistas e técnicos, suas ações continuam ao longo desses nove anos como um canal aberto para a reflexão acerca da cultura como política, mantendo sempre atividades contínuas.

O início será no dia 24 de junho (quinta-feira), com aula inaugural da Prof.ª Lygia Segalla, Doutora em Antropologia Social e professora da Universidade Federal Fluminense. No total, serão 25 encontros-aulas, divididos em 5 módulos didáticos, desenvolvidos em palestras e debates.

O Seminário conta com apoio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), do Ministério da Educação (MEC), da Representação do Ministério da Cultura  RJ-ES, da Fundação Casa de Rui Barbosa e da Secretaria de Estado de Cultura (SEC/RJ), e financiamento da Secretaria de Cidadania Cultural, através do Programa Cultura Viva.

As inscrições podem ser presenciais, virtuais ou postais, através do Comcultura RJ, do Departamento Cultural da UERJ ou da Secretaria Municipal de Cultura de Cabo Frio (telefones, e-mails e endereços nas informações adicionais). O interessado deve apresentar uma carta de intenção, o currículo resumido, uma declaração institucional de apresentação, caso esteja vinculado a alguma instituição cultural,e o comprovante de escolaridade (Ensino Médio ou Graduação), juntos com o comprovante do depósito da taxa de inscrição de R$50,00, na conta bancária da Comissão Estadual dos Gestores de Cultura (Caixa Econômica Federal - Ag. 0186 - CC 1384-3). As inscrições presencias serão aceitas até dia 21 de junho.

Informações adicionais

Comissão Acadêmica e Executiva
Ricardo Gomes Lima (Direção / DECULT / SR-3)
Cascia Frade (Coordenação / DECULT / SR-3/ UERJ)
Ana Beatriz Cascardo (Apoio / DECULT / SR-3 / UERJ)
Adair Rocha (Representante / MinC - RJ)
Lia Calabre (Casa de Rui Barbosa - MinC)
Cleisemery Campos da Costa (FFP / UERJ / Comcultura)
Maria Amélia Curvello (Presidente / Comcultura)
Renato Silva Dantas (Secretaria do Estado de Cultura / RJ)

Carga Horária: 150 horas
Período: De 24 de junho a 2 de dezembro de 2010

Conteúdo

O Seminário permanente é dividido em quatro módulos temáticos, desenvolvidos em palestras, oficinas e debates. É adotada uma estrutura bastante aberta e flexível, de forma a comportar tanto conferências e comunicações, quanto debates, relatos de desenvolvimento de pesquisa, atendendo à demanda específica dos gestores culturais de formação e qualificação profissional, de troca de experiências e de produção de conhecimento específico na área de gestão pública de cultura.

Módulo I

Cultura e Política cultural; Estado e cultura: panorama contemporâneo;
Política cultural: conceito e histórico; As políticas culturais no Brasil e no exterior e Legislação cultural.

Módulo II

Gestão Cultural e Patrimônio; Planejamento e ação; Administração de instituições culturais; Gerência de atividades culturais e Gestão de patrimônio;
Patrimônio material e imaterial;
Turismo Cultural;
Potencialidades da cultura no Rio de Janeiro;
Educação & Cultura e Tensões culturais e especificidades regionais.

Módulo III

Divulgação cultural; Estratégias e alternativas de comunicação; Economia da cultura; Indicadores culturais.

Módulo IV

Especificidades municipais; Práticas administrativas culturais e A organização dos Sistemas Municipais de Cultura.

Módulo V

Orientação e desenvolvimento dos trabalhos e Apresentação

Público- alvo

Gestores de Cultura dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro;
Arte Educadores, Técnicos em Assuntos Culturais do Estado e Trabalhadores de Cultura.

Aulas encontros às quintas-feiras, de 13h às 18h
Calendário 2010 - locais

Junho
24 - Aula Inaugural - Auditório 13 (Bloco F - 1° andar / UERJ Maracanã);

Julho
08 - Auditório 13 (Bloco F - 1° andar / UERJ Maracanã);
22 - Auditório da Fundação Casa de Rui Barbosa - Ministério da Cultura

Agosto
12 - Auditório FFP UERJ - Unidade São Gonçalo
26 - (Cidade do interior / Divulgação posterior)

Setembro
09 e 16 - Auditório 13 (Bloco F - 1° andar / UERJ Maracanã)
30 - (Cidade do interior / Divulgação posterior)

Outubro
22 e 29 - Auditório 13 (Bloco F - 1° andar / UERJ Maracanã)

Novembro
11 - Auditório 53 (Bloco F - 5° andar / UERJ Maracanã)
25 - Auditório FFP UERJ - Unidade São Gonçalo

Dezembro
02 - Encerramento Auditório 31 (Bloco F - 3° andar / UERJ Maracanã)

* As datas extra-alternativas do Módulo V, compreendem 12 encontros, com acompanhamento de orientação assistida, pelos doutores e pesquisadores da UERJ, UFF, UFRGS e do Ministério da Cultura (agendamento direto entre professores e alunos, nos locais de aula).

Locais de Inscrição e Informações

1) COMCULTURA RJ

Rua Monnerat, 323 - Bairro Catarcione
Nova Friburgo - RJ / CEP 28614.150