Ex-Reitor da UERJ recebe homenagem por serviços prestados à ciência brasileira

Com mais de 40 anos de serviços prestados à ciência brasileira, em especial ao campo da Saúde Pública,o ex-Reitor da UERJ, o Dr. Hésio de Albuquerque Cordeiro, professor aposentado do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, recebe nesta terça-feira, 26 de maio, o diploma de Pesquisador Honorário da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O evento será às 14h30, no Museu da Vida, no campus central da Fundação, no Rio de Janeiro.

Formado em Medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 1965, Hésio Cordeiro tem diploma de mestrado da UERJ (1978) e doutorado do Departamento de Medicina Preventiva da Universidade de São Paulo (1981), tendo ingresso no quadro da UERJ anos antes. A inserção nas discussões da formação política e profissional da área conduziram-no à Presidência da Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Coletiva - no biênio 1983-1985, destacando-se na articulação política do Movimento pela Reforma Sanitária Brasileira, credenciando-o a ocupar a presidência do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (INAMPS) entre 1985 e 1988, quando foi dos articuladores das discussões da área de saúde no processo da Constituinte.

Foi Reitor da Uerj entre 1992 e 1995 e diretor da Agência Nacional de Saúde de 2007 a 2010. Atualmente, o professor Hésio é coordenador do programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade Estácio de Sá (Unesa) e coordenador de saúde da Fundação Cesgranrio.

Ele receberá a honraria das mãos do Dr. Paulo Gadelha, presidente da Fiocruz.

Cerimônia de Entrega do Diploma de Pesquisador Honorário ao Dr. Hésio Cordeiro
Dia 26 de maio (terça-feira), às 14h30