Aula inaugural em Teresópolis

Os alunos da primeira turma do curso de bacharelado em Turismo da UERJ assistiram a uma aula especial no dia 16 de agosto. Em solenidade realizada no Teatro Municipal de Teresópolis, o Reitor Ricardo Vieiralves ministrou aula inaugural para os calouros e falou sobre a importância estratégica do turismo para o estado. Na ocasião, estiveram presentes a Sub-reitora de Graduação, Lená Medeiros, a Sub-Reitora de Extensão e Cultura, Regina Henriques, a Diretora do Centro de Tecnologia e Ciências, Maria Georgina Muniz, o Diretor do Instituto de Geografia, Gláucio Marafon, o prefeito de Teresópolis, Jorge Mário, e a secretária de educação do município, Magali Tayt-Sohn.

“Sem a Prefeitura não conseguiríamos implementar o curso. Tenho certeza de que esse será um casamento eterno, e a presença da UERJ em Teresópolis vai ampliar e crescer junto com a região", ressaltou o reitor. O prefeito Jorge Mário destacou a importância da parceria. “A presença da UERJ dá um valor muito grande à comunidade acadêmica da cidade. Quanto mais culta a população, mais renda e mais riqueza são atraídos para a região”, afirmou. “Ansiávamos por esse curso há algum tempo e estamos muito orgulhosos. É um sonho antigo da cidade ver outras universidades chegando. A vinda da UERJ é a abertura de novas portas e oportunidades”, complementou a secretária de educação Magali Tayt-Sohn.

Primeira aluna a chegar ao teatro, Julya Vaz Meirelles, 18 anos, está animada com o curso. Moradora de Arraial do Cabo, a jovem, que durante a semana ficará hospedada na casa de uma tia em Teresópolis, aposta do potencial turístico da Região dos Lagos. “Sonho em abrir uma pousada ou agência de turismo e a graduação vai me ajudar a alcançar esse objetivo”, disse. Seu colega José Maria Manzo, 25 anos, vê nos próximos eventos que serão sediados pelo Rio de Janeiro uma grande oportunidade. “Com a Copa do Mundo e as Olimpíadas, teremos boas chances de inserção no mercado”, destacou.

Fotos: Thiago Facina

Notícia publicada em: 17/08/2010