UERJ oferece aulas de iniciação à natação infantil

Universidades têm o histórico de desenvolver projetos que apliquem as teorias acadêmicas na prática da profissão e, muitas vezes, contam com a participação da população. Foi a partir desse ideal que foi criado em abril desse ano o “Núcleo de Iniciação à Natação”, iniciativa do Instituto de Educação Física e Desportos (IEFD) que oferece aulas gratuitas de natação infantil nas dependências da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Idealizado pela professora Nádia Lima e coordenado pelo professor Silvio Teles, o projeto propicia o contato das crianças com o meio líquido para que elas desenvolvam uma relação baseada no tripé Propulsão, Respiração e Equilíbrio. “É um projeto de iniciação que também tem como objetivo a adaptação ao meio líquido. Apesar de algumas crianças já terem tido contato com a piscina, elas ainda não sabem a respiração aquática, a locomoção ou a propulsão adequada”, explicou Silvio.

Num primeiro momento, as crianças aprendem as técnicas relacionadas ao esporte através de exercícios lúdicos, como a prática da apneia ao pegar objetos no fundo da piscina e brincadeiras na borda da piscina. “A diferença entre as turmas é que normalmente os alunos mais novos ainda não entram em contato com os quatro estilos, são realizadas brincadeiras para que eles se adaptem melhor ao meio aquático e entendam seus movimentos na água. Nas turmas mais velhas também há ludicidade, porém as atividades são mais específicas às técnicas do nado, pois há mais recursos para tal, como trabalhar a força da pernada e a propulsão da braçada”, afirmou o coordenador.

As turmas são dividas por idade, entre 5 e 11 anos, mas essa idade serve apenas como um parâmetro, pois os professores consideram que existem duas idades distintas, a biológica e a cronológica. Apesar de o aluno ter uma idade cronológica que corresponda a uma turma, ele pode apresentar características que permitem sua participação em uma turma mais avançada. Segundo Silvio, se o aluno apresentar desenvolvimento significativo, ele pode passar para outra turma, mesmo que não tenha a idade normalmente indicada.

A prática desse esporte traz diversos benefícios para o desenvolvimento físico das crianças e para sua noção de espaço. No meio aquático, a criança tem a possibilidade de conhecer melhor seu esquema motor e de adquirir maior percepção corporal. Isso porque a natação é um esporte que aprimora a coordenação motora, propiciando maior autonomia, além dos inúmeros benefícios cardiorespiratórios.

Por ser um projeto de extensão que concilia a execução de um serviço acadêmico voltado para a população, algumas precauções foram tomadas. A piscina foi construída com a adaptação necessária para aulas infantis, é aquecida, tem uma grande rampa na entrada da piscina e possui corrimão por toda a borda. As aulas são dadas pelos alunos e estagiários Debora Nichelli e Márcio Mauro, que são acompanhados pelos coordenadores. Segundo Silvio, eles realizam reuniões semanais para discutir a metodologia de ensino e avaliar o desenvolvimento de cada aluno. “A implantação desse projeto visa contribuir para que a extensão do Curso de Educação Física possa se concretizar enquanto processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a universidade e a sociedade”, concluiu o coordenador.

Notícia publicada em: 06/12/2013