Zico participa da abertura da IX Mostra de Estágios

Arthur Antunes Coimbra, o Zico, foi o convidado em 2013 para a mesa de abertura da IX Mostra de Estágios da UERJ, na qual falou sobre sua trajetória profissional e sobre os valores fundamentais para a construção de uma carreira sólida.

No seu discurso, o Reitor Ricardo Vieiralves enfatizou a importância da Mostra de Estágios, que “cria condições de empregabilidade e de processo de formação profissional” para os alunos. Ao se referir a Zico, o Reitor enalteceu sua dignidade e caráter, além do seu amor pelo Brasil e pelos brasileiros: “Pela forma como conduziu seu processo profissional se tornou um exemplo. Esse é um processo educativo. Todas as suas manifestações apontam para a ideia de que nós, brasileiros, podemos ser corretos, éticos, honestos, competentes e responsáveis. Esse é um valor de exemplo que nós, professores, queremos cultivar. Você na UERJ é exemplo de professor!”.

Zico agradeceu as homenagens e dirigiu-se aos estudantes falando sobre a importância de lutar por um sonho e de continuar os estudos. Ele lembrou que, no Flamengo, sempre foi incentivado a estudar e que hoje, no seu projeto Escola Zico 10, todos os 45 mil alunos de futebol estão na escola. “É preciso estar matriculado, ter frequência e boas notas. Essa é uma contribuição para a sociedade. Tenho certeza de que esse projeto colabora para a educação brasileira. A intenção é fazer com que as crianças tenham pela sala de aula a mesma paixão que têm pelo futebol. Nem todos conseguem seguir o caminho, então é preciso estar preparado para outras atividades”.

Zico lembrou o exemplo do pai, que o inspirou a agir corretamente na vida: “Eu tentava melhorar em tudo que me propunha a fazer. O ensinamento na escola e em casa é valioso, um é seguimento do outro. Valores morais, éticos e educacionais são importantes para o nosso dia a dia. É preciso saber respeitar o espaço do outro. Para cobrar seus direitos você precisa cumprir seus deveres”. E terminou com um conselho aos estudantes: “É sempre bom lembrarmos as dificuldades que temos pela frente porque só vence na vida quem supera as barreiras”.

Notícia publicada em: 05/06/2013