Uerj tem três propostas aprovadas em edital da Faperj

O edital do programa Apoio à Aquisição de Equipamentos de Grande Porte da Faperj contemplou 13 propostas. A Uerj recebeu recursos para três projetos. Um deles foi concebido junto à Rede Proteômica para a aquisição de um espectrômetro de massa que irá auxiliar vários projetos de pesquisa, pois é capaz de detectar substâncias presentes em moléculas com maior precisão. Outro espectrômetro de massa foi aprovado para a criação na Universidade do Laboratório de Geocronologia, o que irá favorecer a datação em estudos geológicos e ajudar as pesquisas de aplicação petrolífera. Já o projeto para implantação do Laboratório de Microscopia Eletrônica de Varredura de Alta Resolução na área biomédica irá beneficiar grupos de pesquisa do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes, Faculdade de Ciências Médicas e Faculdade de Odontologia.

A Universidade Federal Fluminense e a Universidade Federal do Rio de Janeiro tiveram, cada uma, duas propostas aprovadas. Também tiveram projetos contemplados as seguintes instituições: Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Militar de Engenharia, Universidade Estadual do Norte Fluminense, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Universidade Estácio de Sá e  Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro. O prazo para a execução dos projetos é de até doze meses, contados a partir da data de liberação dos recursos.

Notícia publicada em: 26/03/2013