Tomie Ohtake recebe homenagem da UERJ em ano de seu centenário


No dia 12 de março, terça-feira, às 17h30, o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Ricardo Vieiralves, irá descerrar um painel em homenagem à artista plástica Tomie Ohtake. O evento acontece no hall do balcão de informações, no térreo do prédio principal da UERJ, campus Maracanã, e contará com a presença de Ricardo Ohtake, filho da artista.


A cerimônia inclui uma apresentação de tambores japoneses, chamados taiko, promovida pela Associação Nikkei do Rio de Janeiro, e a projeção do documentário Tomie, inaugurando oficialmente o Ano Tomie Ohtake na UERJ. Nascida em Kyoto, no Japão, em 1913, Ohtake chegou ao Brasil em 1936 e se tornou umas das artistas plásticas mais relevantes do país, tendo se naturalizado na década de 1960. É considerada uma grande expoente do movimento abstracionista.


Entre suas obras, encontram-se pinturas, gravuras e esculturas. Possui vários trabalhos expostos em espaços públicos, principalmente na cidade de São Paulo, como o Monumento à Imigração Japonesa, na Avenida 23 de Maio, a escultura no Auditório Ibirapuera, espaço projetado por Oscar Niemeyer, e diversos painéis, como o localizado no Instituto de Estudos Brasileiros (USP). No Rio de Janeiro, foi responsável pela escultura Estrela do Mar, na Lagoa Rodrigo de Freitas, realizada em 1985 e que atualmente se encontra em restauro.


Nas palavras do especialista em arte Clarival do Prado Valladares, “De acordo com alguns críticos, a pintura de Tomie Ohtake corresponde a um dos pontos mais elevados do abstracionismo já produzido no Brasil. (...) Quando observamos as grandes manchas das telas de Tomie Ohtake percorrerem quase o imensurável das variações tonais de uma cor básica, ocupando uma superfície como se todo universo se resolvesse naquela experiência e naquele momento, sentimo-nos bem próximos de uma exegese da pintura.”


Abertura do Ano Tomie Ohtake na UERJ


Data e horário
: 12 de março de 2013, terça-feira, às 17h30
Local: Hall do balcão de informações, térreo - bloco F, prédio principal da UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Tel.: (21) 2334 0114


ENTRADA FRANCA



Notícia publicada em: 26/02/2013