Saúde do Homem - 48º Congresso Científico do HUPE

Saúde do Homem é o tema escolhido pelo Hospital Universitário Pedro Ernesto/UERJ para o seu 48º Congresso Científico deste ano. Dirigido a profissionais da área de saúde, residentes e estudantes, o evento acontecerá de 23 a 27 de agosto e as inscrições já estão abertas.

Reunindo profissionais de renome do mundo científico mundial, o Congresso tem por objetivo discutir a promoção, a prevenção, o diagnóstico e o tratamento das doenças que mais frequentemente acometem o homem da sua infância à terceira idade.

A abertura oficial acontece no dia 25, na Capela Ecumênica da UERJ, e oferecerá ao público presente duas palestras: a primeira, Células Tronco: Quão mágicas elas são, contará com a participação da Prof. Mayana Zatz (USP); a segunda, O Ministério da Saúde e a Política da Saúde do Homem, será proferida pelo Ministro José Gomes Temporão.

Paralelo ao Congresso acontecerão inúmeros cursos, oficinas, mesas redondas, conferências, discussões de casos clínicos, entre outras atividades que vão abordar temas importantes desde Tumores da Próstata até Envelhecimento.

Dentre os profissionais que estarão presentes, vale destacar: Ricardo Zungri ( Chefe do Serviço de Urologia da Policlínica de VIGO, na Espanha, Membro titular das Associações Européia e Americana de Urologia ), Antonio Alcaraz ( Chefe do Setor de Urologia do Hospital Clínico de Barcelona e responsável pelo primeiro transplante de rim por laparoscopia na Europa e o segundo no mundo), Mayana Zatz ( Pesquisadora em Genética Humana da USP), Ronaldo Damião (professor Adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ, Coordenador do Serviço de Urologia do Hospital Universitário Pedro Ernesto HUPE/UERJ).

Para o público externo será montado o Espaço Cidadão. Nele, ocorrerão palestras e cursos. Haverá também a Feira de Saúde onde a comunidade poderá usufruir de: Instruções de higiene oral com aplicação de flúor, Orientações Nutricionais e de atividades físicas, Verificação do percentual de gordura, Orientações sobre doenças cardiovasculares, Prevenção de DST/ AIDS, Orientação e formas de prevenção sobre as doenças relacionadas a próstata, dentre outros assuntos.
As atividades estarão distribuídas ente o HUPE e a Policlínica Piquet Carneiro.

Mais informações sobre o conteúdo e a forma de inscrição para participação no Congresso estão no site www.hupe.uerj.br/congresso/

Notícia publicada em: 05/08/2010