Exposição Cores da Terra


A Universidade do Estado do Rio de Janeiro,com apoio do Governo do Estado de Minas Gerais, inaugura nesta terça-feira, às 18h30, a exposição Cores da Terra: arte de Maria Lira, que compreendem pinturas sobre pedra e papel e esculturas em barro.


Nascida em Araçuaí, no Vale de Jequitinhonha, filha de mãe lavadeira e pai sapateiro, Maria Lira iniciou sua incursão no mundo da arte utilizando cera de abelha como suporte, material que seu pai usava em seu oficio. Posteriormente, migrou para o barro, retratando a luta e o sofrimento de seu povo em cerâmicas, reflexo de sua pesquisa da cultura popular da região, realizada em colaboração com o frade Francisco van der Pöel.


Também em barro, modelou elementos representativos de suas ascendências, negra e indígena, no formato de placas e máscaras para parede.


Diagnosticada com lesão por esforço repetitivo, a artista viu, num primeiro momento, encerrada sua trajetória na arte. No entanto, logo passou a dedicar-se à pintura, principalmente em papel e pedra, com tinta fabricada por ela mesma a partir de diferentes pigmentos de terra, que passou a recolher na região do Jequitinhonha. A temática também sofreu uma mudança, distanciando-se da figura humana. Lira se refere ao seu novo objeto de inspiração como “meus bichos do sertão”, enfatizando a presença do pronome possessivo, pois estes não existem na natureza, mas brotam em sua imaginação e ganham realidade a partir de seus desenhos e pinturas.


Exposição Cores da Terra: arte de Maria Lira
Local
: Galeria Candido Portinari - UERJ
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Tel.: (21) 2334-0728 / 0114
Abertura: 26 de junho, terça-feira, às 18h30
Visitação: 26 de junho a 27 de julho de 2012
De: segunda a sexta, das 9h às 20h


ENTRADA FRANCA

 



Notícia publicada em: 26/06/2012