XII Colt Rio - III Encontro de Enfermagem do Trauma

Histórico Do Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (COLT)

Em outubro de 1998, na cidade de Campinas, alunos de diferentes ligas reunidos durante o VII Congresso Médico Acadêmico da Unicamp (CoMAU), organizado pelo Centro Acadêmico Adolfo Lutz, e coordenado pelo Prof. Dr. Mario Mantonavi e pelo Dr. Gustavo P. Fraga, idealizaram o Congresso das Ligas do Trauma, reunindo participantes de todo o Brasil. Sob a orientação dos mesmos docentes, e com a participação de inúmeras Ligas de todo o país, a Comissão Organizadora foi constituída, delineando o caráter multidisciplinar do evento e a atuação em cada uma das áreas que o trauma abrange: prevenção, atendimentos pré e intra-hospitalar, reabilitação e cirurgia do trauma.

Em sua primeira edição, o CoLT contou com o apoio do Comitê de Trauma do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC), da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Politraumatizado (SBAIT) e do Departamento de Cirurgia do Trauma da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC).

No ano de 2004, dada a dimensão que o evento vinha ganhando ano a ano, e com o fenômeno da criação de novas Ligas do Trauma pelo país, viu-se a necessidade da criação de um comitê que representasse e organizasse as Ligas, bem como estimulasse o surgimento de novas, composto por representantes de diferentes regiões. Nasceu, então, o Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), que possui hoje parceria formal com a SBAIT.

Desde 1998, onze edições foram realizadas em diferentes cidades do Brasil, com o apoio de diversas sociedades médicas e instituições privadas e contando, tradicionalmente, com a experiência e o incentivo do Dr. Mário Mantovani, orientador geral do Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBraLT), e do Dr. Gustavo P. Fraga, atual vice-presidente da SBAIT.

Congressos anteriores:

- I CoLT – Campinas – SP, 12 a 14 de agosto de 1999;
- II CoLT – São Paulo – SP, 11 a 13 de agosto de 2000;
- III CoLT – Ribeirão Preto – SP, 04 a 06 de outubro de 2001;
- IV CoLT – Porto Alegre – RS, 23 e 24 de agosto de 2002;
- V CoLT – Sorocaba – SP, 22 a 24 de agosto de 2003;
- VI CoLT – Curitiba – PR, 05 e 06 de outubro de 2004;
- VII CoLT – São Luís – MA, 16 a 20 de agosto de 2005;
- VIII CoLT – Fortaleza – CE, 23 a 26 de agosto de 2006;
- IX CoLT – Porto Alegre – RS, 22 a 25 de agosto de 2007;
- X CoLT – Campinas – SP, 19 a 22 de novembro de 2008;
-  XI CoLT – Belém – Pará, 19 a 22 de agosto de 2009.

A cada ano, na programação do congresso, está reservado o espaço para apresentação das cidades candidatas e posterior eleição da cidade sede do CoLT que acontecerá dentro de dois anos.

Em 2008, durante o X CoLT em Campinas, as Ligas do Trauma do RJ lançaram a sua candidatura e, embasadas nas características peculiares de nossa cidade e no crescente movimento das Ligas locais, conquistaram o direito de sediar o evento no Rio de Janeiro em 2010.

COBRALT: O QUE SOMOS?

O CoBraLT, Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma, é uma associação estudantil formada pela união das Ligas do Trauma do Brasil e de seus integrantes, sendo representante delas. É constituído por tempo indeterminado como sociedade civil e sem fins lucrativos.

O Comitê tem como finalidades gerais reunir e representar todas as Ligas de Trauma do Brasil, estimular o surgimento de novas Ligas do Trauma, traçar planos de ação conjunta entre as mesmas, objetivando o ensino, a prevenção e a pesquisa do Trauma e Emergências Médicas, assim como difundir conhecimentos que possam contribuir para a boa formação acadêmica do aluno do curso de Medicina e de outras áreas da saúde, em especial nas áreas de Emergência e de Cirurgia do Trauma.

Para saber mais, visite: http://www.cobralt.org

Notícia publicada em: 23/07/2010