Radiojornalismo em Moçambique
A jornalista moçambicana Rosa Langa, esteve na Uerj, no dia 21 de julho, para uma conversa sobre Radiojornalismo em Moçambique.
O debate foi mediado pela Diretora de Comunicação Social da Uerj, professora Sônia Virginia Moreira, que também citou exemplos sobre Radiojornalismo no Brasil.
Rosa Langa é jornalista há 15 anos da Rádio Nacional de Moçambique. Famosa pelas viagens que faz, sozinha, nas províncias de seu país, a procura de matérias e entrevistas. Dentre seus trabalhos, Rosa publicou os livros “Moçambique, Mulheres e Vida” e “As Inconfidências dos Homens”. Ganhou o Prêmio TvZine de Melhor Repórter Cultural em 2003.
Durante o evento, Rosa descreveu suas experiências de viajar sozinha - e por conta própria – pelo interior de Moçambique. A importância do rádio no país, sobretudo nas cidades afastadas da capital, onde a incidência da televisão é menor. Sobre a Rádio Nacional de Moçambique, a jornalista relatou que o veículo é a fonte de credibilidade no país, já que se trata de um meio de comunicação público e que não sofre sanções das empresas privadas. Ela citou algumas diferenças entre a programação das rádios de Moçambique e do Brasil, principalmente as prévias - ou chamadas de programação – comuns entre os radialistas brasileiros e que não existe na programação moçambicana. E também contou sobre a implantação da rádio digital como um processo recente no país.
Notícia publicada em: 22/07/2010