Policlínic​a Piquet Carneiro inaugura um dos polos de dengue do município

A Policlínica Piquet Carneiro, uma das unidades de saúde da UERJ, recebeu oficialmente na sexta-feira, dia 16, um dos 30 polos de atendimento à dengue inaugurados pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil.

No lançamento da unidade, a única localizada em uma universidade, o Prefeito Eduardo Paes destacou que a dengue é um problema da cidade que envolve todas as esferas públicas – municipal, estadual e federal: “A UERJ abriu um espaço importante na Policlínica para que Prefeitura e Universidade possam evitar que pessoas morram em decorrência da dengue”, disse

Para o Reitor Ricardo Vieiralves o centro de atendimento à doença dentro de uma universidade é uma inovação para a Prefeitura e um ganho para a UERJ: “Estamos atendendo uma situação de emergência da população e, ao mesmo tempo, contribuindo para a pesquisa científica sobre a dengue”.

O secretário de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann, disse que a unidade na PPC é um centro de referência diferenciado pela presença da Universidade: “É bom vermos o mundo acadêmico, representado pela UERJ, participando ativamente desse combate”.

O polo da PPC vai funcionar 24 horas e é o principal polo da área que corresponde à zona norte e região da grande Tijuca. Os outros polos estão localizados no PAM Hélio Pellegrino, na Praça da Bandeira e no Centro Municipal de Saúde Maria Augusta Estrella, em Vila Isabel, mas funcionam 12 horas por dia.

O espaço inaugurado possui três consultórios para atendimento individual e seis leitos para atendimento de pacientes mais graves. Todos os polos têm a estrutura necessária para fazer hemograma – tanto para acompanhamento clínico como para o teste rápido de dengue. O polo da Policlínica também pode colher amostras e fazer a sorotipagem do vírus da dengue.

Notícia publicada em: 16/03/2012