Exposição mostra reprodução de retratos em mosaicos


No dia 19 de julho, segunda-feira, às 19 h, o Salão I do Departamento Cultural da UERJ receberá a artista Katharina Welper que apresentará a exposição "Como é mesmo o nome deles?", onde mostrará mosaicos produzidos por meio de uma técnica milenar que reproduz imagens de uma forma contemporânea. Ao contrário do que é feito tradicionalmente no mosaico, com a reprodução de cenas ou personagens importantes, Katharina não se preocupa com a relevância dos personagens ou da cena, o destaque é dado ao momento do registro, e a tentativa de fazer com que o observador tenha a possibilidade de uma outra percepção do tempo. As imagens de um momento, que normalmente são descartadas, ganham corpo num trabalho lento e laborioso que vai na contra-mão do imediatismo dos dias de hoje.

 

 

Katharina é carioca e seu interesse pela arte foi incentivado por sua mãe, que lhe ensinou algumas técnicas. Aos 18 anos ingressou na Faculdade de História da Arte na UERJ, onde se formou e consolidou o interesse da infância.

 

Em 2006 a artista realizou sua primeira exposição coletiva na galeria Haus, no Rio de Janeiro, onde trabalhou por dois anos. Em 2007 se destacou como a artista mais jovem da exposição coletiva "Seleções da Arte Contemporânea", no Centro Cultural dos Correios, dividindo espaço com artistas significativos do cenário da arte brasileira, como Anna Bella Geiger, Katie Van Scherpenberg e Marçal Athayde. No mesmo ano a artista realizou a exposição "Catavento", em Brasília, na Câmara dos Deputados.

 

 

UERJ/SR-3/Decult apresentam:

 

Exposição "Como é mesmo o nome deles?"
Local: Salão I do Centro Cultural
Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã
Tel.: (21) 2334-0728 / 0114
Abertura: 19 de julho de 2010, segunda-feira, às 19h
Visitação: até 13 de agosto de 2010
De: segunda a sexta, das 9h às 20h

 

ENTRADA FRANCA



Notícia publicada em: 14/07/2010