PSA Peugeot Citroën e UERJ assinam convênio de cooperação técnica


Um acordo de cooperação técnica entre a UERJ e a PSA Peugeot Citroën com o objetivo de viabilizar parcerias em projetos de pesquisa e desenvolvimento, além da criação de cursos de extensão na área automotiva, foi firmado na quarta-feira 8 de fevereiro em Porto Real. O convênio foi viabilizado pelo Centro de Desenvolvimento de Inovação Tecnológica (CDIT), cuja proposta é estimular parcerias com indústrias no setor privado ao atuar como órgão de fomento de inovação e de desenvolvimento tecnológico.

 

O Reitor Ricardo Vieiralves destacou a importância do convênio entre universidade e indústria para a capacitação profissional. "O grande problema do estado do Rio de Janeiro hoje é a ausência de recursos humanos qualificados, um problema que  acontece no Brasil todo". Para François Sigot, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo da PSA Peugeot Citröen, o convênio é de grande importância para o sul do estado do Rio e que "a parceria de alto nível é para tornar a região um grande polo de tecnologia automobilística".


O professor Alexandre Alvarenga, diretor do Centro de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica e Incubadora de Empresas - Sul Fluminense (CDIT), disse que o acordo de cooperação envolvendo oportunidades de estágios, montagem de laboratórios e troca com profissionais é inovador e único no estado: "Este convênio vai além de uma ação pontual porque é uma parceira plena que envolve desde a engenharia até a medicina".


Também estiveram no evento o Vice-reitor Paulo Roberto Volpato; a Sub-reitora de Graduação, Lená Medeiros; a diretora do CTC, Maria Georgina Muniz; a coordenadora do InovUerj, Marinilza Bruno de Carvalho; a diretora do CEED, Tatiane Alves Baptista e a diretora da Faculdade de Engenharia, Maria Eugenia Gouvêa.



Notícia publicada em: 13/02/2012