Professor da UERJ é um dos vencedores do Prêmio Faz Diferença

Italo Moriconi, professor de literatura brasileira do Instituto de Letras da UERJ e diretor da EdUERJ, foi o vencedor do Prêmio Faz Diferença do jornal O Globo, na categoria Prosa & Verso (literatura brasileira). Em 2011 Italo Moriconi foi curador pela segunda vez do Café Literário da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Diretor da EdUERJ desde 2008 e professor da Universidade desde 1986, Moriconi concorreu com o professor Maurício de Almeida Abreu (in memoriam) e o escritor Rubens Figueiredo.

Moriconi disse que gostaria de dividir o prêmio com todos aqueles que trabalharam com ele nos projetos mencionados e que ficou feliz pelo destaque dado ao seu papel de editor executivo da EdUERJ: "Acho que ficou claro na votação que os colegas da UERJ me brindaram com seu apoio numeroso. Isso não me espanta, é uma relação de afeto, sinceridade e colaboração que vem sendo construída ao longo dos meus 26 anos de UERJ e quatro de Editora. Saibam que devolvo em dobro todo o afeto demonstrado. Agradeço à Reitoria e à Comuns o apoio declarado e a divulgação do fato e aos demais amigos e amigas queridos, de dentro e de fora da UERJ, amigos do coração que saíram em campo em campanha".

O professor também considerou a sua premiação como uma vitória da área de Letras, que na sua opinião deve evoluir mais ainda "como espaço de encontro entre a clássica erudição literária e a dinâmica criação do aqui-agora em matéria de escrita e fala".

O Prêmio Faz Diferença é uma iniciativa do jornal O Globo em parceria com a Firjan. O objetivo é homenagear brasileiros que contribuíram para mudar o país por meio do seu trabalho, de suas iniciativas ou de seu exemplo.

Os indicados de cada categoria foram escolhidos por votação (realizada de 1º a 23 de dezembro) de um júri formado por jornalistas do Globo, pelo vencedor da edição anterior e por leitores do jornal. A cerimônia de premiação acontece em março.

Notícia publicada em: 16/01/2012