Reitor e vice-reitor tomam posse para o quadriênio 2012-2015

O Chanceler da UERJ, governador Sergio Cabral, presidiu no dia 4 de janeiro a cerimônia de posse do Reitor Ricardo Vieiralves e do Vice-reitor Paulo Roberto Volpato, realizada no Teatro Odylo Costa, filho, campus Maracanã.

No seu discurso, o reitor disse que a comunidade da Universidade havia lhe concedido "de maneira inconteste o dever de presidi-la por mais quatro anos. Sou o primeiro reitor reeleito da história da UERJ, com cerca de 70% dos votos". Ele também apresentou os principais indicadores da sua gestão 2008-2011, que comprovam a curva ascendente em todas as áreas da Universidade. O professor Vieiralves encerrou a sua fala com a seguinte mensagem aos professores, técnico-administrativos e estudantes: "Quero ser melhor do que fui como Reitor no mandato que se encerrou,  quero honrar a vossa escolha e ser digno todos os dias da responsabilidade conferida por vocês".

O governador Sergio Cabral destacou a parceria estabelecida entre o governo do estado e a UERJ durante a primeira administração do Reitor, dizendo acreditar muito na Universidade e estar feliz em ver que os compromissos para o período 2008-2011 haviam sido cumpridos. Em resposta ao pedido feito pelo Reitor em seu discurso, o governador garantiu a implantação o sistema de dedicação exclusiva para os professores da UERJ e o plano de cargos e salários para servidores técnico-administrativos, além da manutenção do fluxo de recursos de custeio para a instituição.

Entre as autoridades presentes à cerimônia de posse estiveram o vice-chanceler da UERJ e secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Alexandre Cardoso; o secretário de Estado da Casa Civil, Régis Fichtner; o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, representando o Ministro da Educação; o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Minc; o secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves; o presidente da Faperj, Ruy Garcia Marques; e o secretário de Habitação da Cidade do Rio de Janeiro, Jorge Bittar, entre outras autoridades.

A cerimônia de posse do Reitor e do Vice-Reitor foi seguida pela posse dos diretores dos quatro centros setoriais (Biomédico, de Ciências Sociais, de Educação e Humanidades e de Tecnologia e Ciências); da Rede Sirius de Bibliotecas; do Centro de Produção da UERJ e do Hospital Universitário Pedro Ernesto.

Momentos da Cerimônia

Notícia publicada em: 06/01/2012