Esculturas revelam talento de artista popular
O Departamento Cultural da UERJ apresenta a exposição do artista Maritônio, a partir do dia 14 de julho, quarta-feira, com abertura às 18h30, na Galeria Gustavo Schnoor. A exposição mostrará a diversidade presente nas obras do autor que explora os universos religioso, animal e regional.
Maritônio Sousa Portela iniciou sua trajetória artística em sua cidade natal, na Paraíba, onde o interesse pela arte surgiu durante o convívio com o avô que, dentre outras atividades, praticava a arte de fabricar bonecos e ex-votos. Durante o período escolar, a vocação do artista se confirmou por meio do contato com esculturas de santos e anjos das igrejas da cidade durante as excursões promovidas pelo colégio. Aos 13 anos, teve a primeira experiência com ferramentas rústicas. Entalhou uma imagem de Nossa Senhora das Graças que ornamentou a capela do sítio onde morava.
Hoje, Maritônio possui uma experiência artística variada proporcionada pelas exposições das quais participou com patrocínio do SEBRAE e pelo trabalho em produções televisivas e cinematográficas. As obras do autor foram utilizadas em programas como: a novela "Caras & Bocas", o especial de fim de ano "Natal do Menino Imperador", a minissérie "Capitu" e a adaptação da obra de Ariano Suassuna "A pedra do reino", realizadas pela TV Globo. Neste projeto o artista criou cabos de facões e de punhais, entidades místicas, animais pré-históricos e atuais, utilizando matérias primas como osso, metal, papel, isopor, gesso, além da madeira. A criatividade e a habilidade evidenciadas nas obras de Maritônio ajudaram a transmitir o imaginário presente na obra literária.
Os trabalhos de Maritônio possuem influência da arte barroca e são inspiradas em artistas como Aleijadinho. A produção de esculturas como pássaros e cavalos com articulações, peças que possuem movimento, refletem as novas experiências do artista e o potencial de inovação e criatividade com que Maritônio realiza os seus trabalhos.
UERJ/SR-3/Decult apresentam:
Exposição Maritônio
Local: Galeria Gustavo Schnnor / Centro Cultural
Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã
Tel.: (21) 2334-0728 / 0114
Abertura: 14 de julho de 2010, quarta-feira, às 18h30
Visitação: até 13 de agosto de 2010
De: segunda a sexta, das 9h às 20h
ENTRADA FRANCA
Notícia publicada em: 07/07/2010