Exposição Máscaras


O Departamento Cultural da UERJ inaugura no dia 9 de novembro, quarta-feira, às 19h, na Galeria Cândido Portinari, a exposição Máscaras, que apresentará um pouco do universo das Folias de Reis por meio das máscaras, utilizadas pelos palhaços das folias durante as peregrinações às casas dos devotos. O material apresentado faz parte do acervo do INEPAC (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural), do Museu de Folclore Edison Carneiro, da Prefeitura de Miracema e também do acervo particular de alguns colecionadores e palhaços de diversos grupos de Folias de Reis do estado do Rio de Janeiro.


Os palhaços - integrantes de grupos de Folia de Reis juntamente com o mestre,  o contra-mestre,  o bandeireiro e  o músico  - utilizam máscaras, elementos marcantes que os caracterizam e personificam, produzidas com diversos tipos de materiais, formas e estilos e que se destacam também pelas cores vibrantes e alegres.


As Folias de Reis consistem em manifestações populares presentes em diversas regiões do país. Realizadas durante o período dos festejos natalinos, de 25 de dezembro a 6 de janeiro, sendo que no Rio de Janeiro se estendem até o dia 20 de janeiro, dia de São Sebastião, as peregrinações dos grupos de Folias de Reis são como uma reprodução da viagem dos três Reis Magos à cidade de Belém, local de nascimento de Jesus, para presenteá-lo com ouro, incenso e mirra. Na maior parte dos casos, as Folias de Reis se originam de promessas religiosas, feitas pelas pessoas aos Reis Magos. Ao alcançarem às graças, se propõem a formar um grupo de Folia de Reis, que uma vez constituído, deve atuar durante sete anos consecutivos, obrigatoriamente.


Exposição Máscaras


Local: Galeria Cândido Portinari
Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã
Tel.: (21) 2334-0728 / 0114


Abertura: 9 novembro de 2011, quarta-feira, às 19h
Visitação: até 9 de dezembro de 2011
De: segunda a sexta, das 9h às 20h


ENTRADA FRANCA

 



Notícia publicada em: 01/11/2011