Fronteiras, Franjas e Intervalos

O Programa de Pós-graduação em Artes da Uerj, o Grupo de Pesquisa Escrita: Arte/ História/Crítica e o grupo Redes: Arte e Esfera Pública receberão a pesquisadora, professora e psicanalista Suely Rolnik, da PUC/São Paulo, que encerrará o curso Arte e Cultura Contemporânea.

O tema  da palestra, que norteou a disciplina ministrada pelos professores Aldo Victório, Malu Fatorelli e Sheila Cabo Geraldo durante o primeiro semestre de 2010, aborda as questões da poética, da história e da teoria da arte nas suas tensões de fronteiras, discutindo os transbordamentos, as franjas, os intervalos e os atravessamentos.

Suely Rolnik, psicanalista, crítica de arte e de cultura e curadora, é Professora Titular da PUC-SP (fundadora do Núcleo de Estudos da Subjetividade no Pós-Graduação de Psicologia Clínica) e Professora convidada do Programa de Estudios Independientes (PEI) no Museu d Art Contemporani de Barcelona. Pesquisadora da Fondation de France no Institut national d'histoire de l'art (INHA) em Paris, 2007. Viveu dez anos em Paris (1970-79), onde diplomou-se em Filosofia e Ciências Sociais (Sorbonne, Paris VIII) e Psicologia (maîtrise e D.E.S.S, Sorbonne, Paris VII).

De volta ao Brasil, doutourou-se em Psicologia Social (PUC-SP, 1987). Seu principal campo de pesquisa são as políticas de subjetivação na atualidade, tratadas de uma perspectiva transdisciplinar, tendo privilegiado, desde os anos 1990, a arte contemporânea em sua interface com a política e a clínica. Autora entre outros, de Cartografia Sentimental. Transformações contemporâneas do desejo (Estação Liberdade, 1989, esgotado; 2a e 3a ed. Sulinas, 2006, 2007) e, em colaboração com Félix Guattari, de Micropolítica. Cartografias do desejo (Vozes, 1986, 8a ed. 2006); 7ª ed. revista e ampliada (2005) publicada na Espanha (Traficantes de Sueños, 2006), Argentina (Tinta Limon, Situaciones, 2006), EUA (Semiotext/MIT, 2006), França (Seuil, 2007) e, em breve, na Coréia.

Tradutora, entre outros, dos Vol. III e IV de Mille Plateaux, de Deleuze e Guattari (Ed.34, 1997). Editora convidada da revista de arte espanhola Zehar (no. 51, 2003) e da canadense Parachute. Art Contemporain-Contemporary Art (no. 116, 2004). Criadora de um projeto de pesquisa e construção de memória sensível sobre a obra de Lygia Clark e seu contexto, no qual realizou 65 filmes de entrevistas no Brasil, na França e nos EUA, nervo central de uma exposição da qual foi curadora e editora do catálogo com C. Diserens (Somos o molde. A você cabe o sopro. Lygia Clark, da obra ao acontecimento, Musée de Beaux-arts de Nantes, 2005, e Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2006).

Data: 08 de julho de 2010
Hora: 16h30
Local: Instituto de Artes da Uerj
Rua São Francisco Xavier, 524, 11º andar, Bloco E.
Auditório Sala 11033
Tel: 21- 23 34 04 23