Restaurante Universitário

Na segunda-feira, 12 de setembro, foi feito um teste para o funcionamento do  Restaurante Universitário no campus Maracanã, com a presença de um grupo de professores, técnicos administrativos e alunos. A abertura do RU para a comunidade acadêmica acontece ainda este mês, em data a ser divulgada oportunamente.

Aproveitamos para esclarecer que a Polícia Militar não foi acionada nem esteve na Universidade. Os policiais que se encontravam no Maracanã no mesmo horário pertencem ao 4º Batalhão da PM e fazem, desde o dia 29 de agosto, rondas pré-programadas no entorno do campus como parte de uma parceria entre a Universidade e a Polícia Militar. A ronda é feita em um veículo elétrico com dois policiais militares.

Menos de 100 manifestantes, muitos de fora da Uerj, fizeram uma manifestação em frente ao prédio onde está localizado o Restaurante. Alguns manifestantes, mais exaltados, foram contidos pelos seguranças depois de agredirem dois estudantes e uma funcionária da vice-reitoria, que está neste momento em atendimento médico.  Dois seguranças ficaram feridos e um carro estacionado próximo à área do restaurante teve o vidro quebrado.

Sobre o Restaurante

O Restaurante Universitário vai fornecer 5.000 refeições diárias, sendo 2.500 no almoço e 2.500 no jantar. Haverá dois turnos de funcionamento com duração de três horas cada: das 11h às 14h e das 17h às 20h. O local será destinado a alunos de graduação e pós-graduação, residentes, docentes, técnicos administrativos e contratados. O Restaurante ocupa uma área de 1.350 m2 e possui 364 lugares, dois deles destinados a portadores de necessidades especiais. As refeições serão produzidas pela empresa Stillus, vencedora da licitação.

Valores - Estudantes cotistas pagarão R$ 2 pela refeição; não-cotistas R$ 3; e funcionários R$ 5,31. O pagamento das refeições será feito por meio de um cartão de acesso com tarja magnética, código de barras, sensor de aproximação, chip, fotografia e assinatura do usuário. Os alunos podem fazer gratuitamente o cartão de identificação na área do Aluno Online.

No caso dos servidores docentes e técnico-administrativos a emissão do cartão será feita a partir dos dados atualizados no processo de recadastramento do governo do estado do Rio de Janeiro em 2010, inclusive com a foto.

Notícia publicada em: 01/09/2011