VI Fórum de Debates Povos e Culturas das Américas

O Núcleo de Estudos das Américas convida para o VI Fórum de Debates Povos e Culturas das Américas, com tema central Cidades em debate: Economia – Meio Ambiente e Etnicidade. O Fórum será realizado de 1º a 2 de junho no Campus Maracanã da UERJ, de 6 a 7 de junho na Universidade Federal do Espírito Santo e de 20 a 22 de junho na Universidade Nacional de Costa Rica.Serão discutidas questões pertinentes ao meio ambiente, etnicidade e economia, que envolvem temas cruciais das cidades latino-americanas.

As reflexões envolvem além das discussões sobre as recentes tragédias ambientais ocorridas no mundo, especificamente no Brasil e Costa Rica, causadas pelas chuvas, desmoronamentos e alterações geográficas. Essas questões estão indissoluvelmente associadas à implementação de políticas públicas eficientes, crises no sistema de saúde, desigualdades sócio-econômicas, exclusões, cidadania e  direitos sociais.

Durante as reuniões plenárias, universidades e comunidades terão oportunidade de juntas, na UERJ e, no âmbito internacional, na Universidade Nacional da Costa Rica discutirem e sugerirem projetos necessários para a construção de novos paradigmas sociais que contribuam para maior compreensão dos problemas cruciais que predominam nas grandes cidades do nosso continente, como as do Brasil e Costa Rica. Com o propósito de discutir essas questões, priorizou-se o tema CIDADES, envolvendo, meio ambiente, exclusão social, crise no sistema de saúde pública, educação, cidadania e direitos sociais.

O VI Fórum faz parte das atividades apresentadas pelo Laboratório de Estudos Políticos das Américas (LEPAS), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História/PPGH, e atua em parceria com a Faculdade de Direito e a Faculdade de Ciências Econômicas. O debate contará com a participação dos Grupos de Trabalho (GT) de estudos latinoamericanistas, pesquisadores, comunidade e instituições parceiras, reunidos na UERJ.

Informações:
Secretaria Acadêmica