Presidente da República Dominicana visita a Universidade

Em viagem oficial ao Brasil para participar do Fórum Econômico Mundial da América Latina, o presidente da República Dominicana, Leonel Fernandez, esteve no sábado 30 de abril no campus Maracanã, onde foi recepcionado pelo Reitor Ricardo Vieiralves, pelas Sub-Reitoras e por Diretores de Centros e unidades acadêmicas. A pauta do encontro foi dar início às tratativas para a assinatura no futuro de um acordo de cooperação acadêmica entre a Universidade e a República Dominicana.

Em sua fala aos representantes da administração central da Uerj durante a visita, o Presidente Leonel Fernandez disse que a educação, e a educação superior, se converteram em temas de alta prioridade para os dominicanos. Ele destacou: "Não há a necessidade, nesse mundo globalizado, de começar do zero em cada coisa quando podemos instaurar mecanismos de cooperação. Vindo até a Uerj nos damos conta de que se trata de uma instituição com muito prestígio e com uma perspectiva latino-americana. Isso faz com possamos entender melhor quais são as nossas necessidades e podemos trabalhar em colaboração".

Para a Sub-Reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Monica Heilbron, a Uerj tem "vários campos de pesquisa de interesse comum, que podem resultam em cooperações - desde as áreas de ciências sociais e políticas, passando por oceanografia, pelas engenharias, ciências médicas e educação". A possibilidade de parceria científica com a Universidade surgiu depois de uma viagem do professor Glaucio Soares, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP), à República Dominicana.

Notícia publicada em: 02/05/2011