Instituto de pesquisa e pós-graduação se incorpora à Uerj

Na terça-feira, dia 22 de junho, em ato solene com a presença do Governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, e do Reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves, o quadro docente e discente do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro passou a integrar o Instituto Uerj de Pós-Graduação e Pesquisa (Iupperj) da Universidade.

Durante a solenidade, o Governador Sérgio Cabral deu as boas vindas aos novos professores e alunos da Uerj e enfatizou a importância do Iupperj para o conhecimento científico e para a sociedade. O Reitor Ricardo Vieiralves ressaltou que o Iupperj “é um grupo que contribuiu para a formação do pensamento político e de grandes cientistas sociais brasileiros, por isso não pode ser extinto. É dever público e, principalmente, dever do estado do Rio de Janeiro, preservar a inteligência do estado. Se não tivéssemos tomado essa medida, lamentavelmente esse grupo ia se fragmentar e iria se perder essa qualidade toda”.

O diretor do Iupperj, Jairo Nicolau, explicou que os professores do Instituto estudaram várias soluções para o grupo, até que surgiu a possibilidade de transferência para a Uerj. “O reitor Ricardo Vieiralves fez uma proposta que foi muito bem recebida pelos colegas. Assim, nós nos transferimos para a Uerj, que é  uma instituição pública. Inicialmente nós vamos como professores visitantes e  aos poucos vamos sendo incorporados na universidade por meio de concursos”, comenta o diretor. A diretora de pesquisa do Iupperj, Argelina Figueiredo, destacou que a mudança institucional assegurou a qualidade do Instituto: “Foi possível manter o curso de excelência, manter as linhas de pesquisa, ou seja, conservar o curso como ele é”.

Além dos 20 professores que agora se incorporam ao corpo docente da Uerj, todos os alunos do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política do Iupperj também foram transferidos para a Universidade. De acordo com Nicolau, “os alunos foram uma surpresa. Não há um aluno que tenha ficado pra trás. A CAPES legitimou essa transferência. Os alunos agora vão receber seus diplomas pela Uerj”.

Na cerimônia também estiveram presentes o vice-governador Luiz Fernando Pezão e os secretários de estado: Regis Fichtner (Casa Civil), Sérgio Ruy (Planejamento e Gestão) e Luiz Edmundo (Ciência e Tecnologia), além das sub-reitoras da Uerj Lená Medeiros de Menezes (Graduação), Monica Heilbron (Pós-Graduação e Pesquisa) e Regina Lúcia Monteiro (Extensão e Cultura).

Notícia publicada em: 23/06/2010