Rosas para Noel, 100 anos do poeta da Vila

Um novo movimento surge no meio acadêmico carioca. Acostumados a assistir espetáculos de formandos da Casa das Artes de Laranjeiras (CAL) e da UNI-Rio, o público carioca passa a ser alimentado por um grupo diferente que ganha cada vez mais coesão e volume de produção. Reconhecida como uma universidade de excelência, a UERJ amplia seu campo de atuação e firma pé na área de teatro com produções de qualidade premiadas nacionalmente.

Em paralelo aos esforços do grupo Nosconosco da Professora Maricélia Bispo, das atividades da chefe da divisão de teatro, Prof. Maria Lúcia Galvão com o grupo Kinesis, e do grupo Mirateatro! coordenado pela Prof. Nanci de Freitas, o Instituto de Artes da UERJ lança novos valores nas artes cênicas pelas mãos da Professora Denise Espírito Santo, responsável pelo evento “Rosas para Noel, 100 anos do poeta da Vila”, que fica em cartaz de 1º a 3 de março, no Teatro do SESI, no Centro, com apoio do Departamento Cultural da Sub-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

"Rosas de Noel” é uma montagem teatral que busca traduzir as relações entre a história da cidade do Rio de Janeiro com a poesia em letra de canções de Noel Rosa, o grande poeta de Vila Isabel, que em 2010 completou 100 anos de nascimento. O texto também se inspira nos episódios que marcaram uma época: as transformações urbanas e culturais na virada do século XX, que modificaram a paisagem da cidade do Rio de Janeiro e facilitaram o aparecimento de um gênero musical único – o samba. A encenação reúne música ao vivo com cinema preto-e-branco e se propõe a fazer interagir as linguagens do teatro e da música, num espetáculo que integra também imagens em movimento.

As homenagens continuam no dia 2 de março com o show De Sinhô para Noel, que será apresentado a partir das 19h30 pelo musicos André Gardel e Jonas Hammar. O espetáculo é, a um só tempo, artístico, cultural e educativo. Artístico porque ao som de violão, percussão e duas vozes são recriadas pérolas do cancioneiro popular brasileiro dos anos vinte e trinta do século passado. Cultural, pois tem como ponto de partida as obras de Sinhô e de Noel para pensar a história e a vida cotidiana da época, seus tipos populares e fatos políticos marcantes. O show é dividido em três partes, se constituindo de um panorama sobre os cronistas da cidade – apresentando canções que abordam as mudanças de costumes, as críticas ao poder e os personagens urbanos; polêmicas musicais – relembrando os sambas gerados pelas polêmicas entre Sinhô e os baianos cariocas (especialmente Pixinguinha) e entre Noel e Wilson Batista; canções de amor – músicas que se debruçam sobre os temas da ausência, da fidelidade e da mulher moderna.

Bate-papo encerra comemorações

Noel o cronista da cidade, roda de conversa com as participações de André Diniz (autor do livro Noel Rosa, o poeta do Samba e da Cidade, lançado em 2010 pela Editora Casa da Palavra); André Gardel (cantor, compositor de música popular, professor de Letras e Teoria do Teatro da UNIRIO e escritor). É autor de *O encontro entre Bandeira & Sinhô,** *prêmio carioca de monografia, 1995) e Denise Espírito Santo(dramaturga e diretora teatral, professora do Instituto de Artes da UERJ, autora dos livros sobre o poeta e dramaturgo gaúcho Qorpo-Santo - *Poemas de Qorpo-Santo e Miscelânia Quriosa).*

TEATRO SESI apresenta

Rosas para Noel, 100 anos do poeta da Vila

Tributo a Noel Rosa, com dois espetáculos e uma roda de conversa:

Rosas de Noel
                        1º de março, 19h30

De Sinhô para Noel
                        2 de março, 19h30

Roda de conversa Noel o cronista da cidade

3 de março, 19h30

Direção artística e supervisão geral: Denise Espírito Santo e André Gardel

Teatro SESI - Av. Graça Aranha, 1 – Centro
Ingressos para o show e espetáculo R$ 20,00 / R$ 10,00
Meia-entrada para estudantes, maiores de 65 anos, professores e classe artística.

Entrada franca para Roda de Conversa

Classificação etária: livre

Rosas de Noel - Ficha técnica:

Dramaturgia e direção: Denise Espírito Santo
Elenco: Alfredo de Oliveira Neto, Júlio César, Kezia Jacomo, Lícia Gomes,
Luisa Espindola, Rita Malm, Roberta Valente e Rosa Saldanha
Músico convidado: Sidnei Dantas

De Sinhô para Noel - Ficha técnica:

Concepção e performance de voz e violão: André Gardel
Voz e percussão: Jonas Hammar