Resende sedia V Seminário Regional de Integração Uerj

Nos dias 17 e 18 de junho foi realizado em Resende o V Seminário Regional de Integração Uerj e Municípios do Rio de Janeiro. As discussões trataram da aproximação da Universidade com a microrregião do Médio Paraíba, mais especificamente com os municípios de Itatiaia, Quatis, Porto Real e Resende, onde já existe a Faculdade de Tecnologia da UERJ (FAT).

Realizado pela Coordenadoria de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento da UERJ (Ceed), o evento reuniu autoridades estaduais e municipais, além do Reitor Ricardo Vieiralves e docentes de diferentes centros da Universidade e professores do Ensino Médio e Fundamental dos municípios envolvidos. O primeiro dia de debates envolveu o tema “Perspectivas de Expansão da Uerj: demandas e vocações regionais”. O encontro foi no Centro de Convenções do Vila Rica Flat, no Centro de Resende. No dia 18 foi realizada uma visita ao campus Regional da Uerj, localizado no Pólo Industrial da cidade, e o debate sobre o tema “O papel estratégico da Universidade no desenvolvimento Regional”.

A expectativa é que, após os dois dias de discussões, possa ser desenhada uma pauta de demandas a serem estudadas pela Universidade. “Estamos retomando a cultura da Uerj em cumprir seu papel no desenvolvimento de todo o estado. Por isso queremos ouvir as demandas e os entraves que os municípios do interior enfrentam. Nosso objetivo é valorizar o diálogo com toda esta região e alavancar o campus de Resende, que é um exemplo de interiorização da Universidade muito bem sucedido”, explica a coordenadora do Ceed, Tatiane Alves Baptista.

Na manhã do primeiro dia estiveram presentes o Subsecretário de Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, João Regazzi Gerk, a vice-prefeita de Barra Mansa, Ruth Coutinho, os deputados federais Alexandre Cardoso e Noel de Carvalho, o diretor da FAT, Alexandre Palmeira, e o Diretor do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe), Rodolfo Acatauassu. As Secretárias de Educação dos municípios de Quatis, Resende e Itatiaia, respectivamente Aldjane Prata, Soraia Balieiro, e Elenir Laurindo também participaram do Seminário.

Notícia publicada em: 18/06/2010