Uerj, UnATI e MPRJ lançam Cartilha Acessibilidade e Atendimento Prioritário à Pessoa Idosa


O aumento da expectativa de vida do brasileiro representa um grande desafio para os governos bem como para toda a sociedade civil. O implemento de uma gama de políticas públicas e a efetiva garantia dos *direitos da pessoa idosa, certamente assegurará aos cidadãos um envelhecimento digno e saudável.

 

A Política Nacional do Idoso – Lei 884.1994 tem como objetivo assegurar aos idosos os seus direitos sociais, criando assim condições para promover a sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade. Reconhece também a questão do envelhecimento humano como prioritária no contexto das políticas públicas promovendo assim condições para a longevidade com qualidade de vida para os que estão velhos e para os que vão envelhecer.

 

Diante de todo este cenário é imprescindível que instituições unam esforços para que a população idosa do estado do Rio de Janeiro possa viver com a garantia dos seus direitos, com saúde e dignidade. E para tal a UnATI.Uerje o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro elaboraram a Cartilha do Idoso – Acessibilidade e Atendimento Prioritário à Pessoa Idosa.

 

"Esta mais nova cartilha voltada para a Terceira Idade tem como objetivo oferecer leis, orientações sobre procedimentos de saúde e benefícios a toda à pessoa idosa com deficiência ou mobilidade reduzida, e também orientar todos os idosos que necessitam de informações que auxiliem os seus direitos no trato do atendimento prioritário". Declara Sandra Rabello de Frias - Idealizadora da Cartilha e Coordenadora de Projetos de Extensão da UnATI.Uerj.

 

O lançamento da Cartilha será no dia 01/12/2010 – 14h – Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro – Rua Marechal Câmara, 370 – Térreo – Centro.
Mais informações no nosso site www.unati.uerj.br ou nos telefones 2334.0053 / 2334.0131 / 2334.0168 / 2334.0604.



Notícia publicada em: 29/11/2010