AIDS em debate no Hospital Pedro Ernesto

Em comemoração ao Dia Mundial de Combate a Aids, o Grupo Com Vida do Hospital Universitário Pedro Ernesto promoverá nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro uma série de palestras e mesas redondas sobre o assunto.

Há 14 anos o Com Vida (grupo terapêutico constituído por pessoas que convivem com HIV/AIDS e profissionais de saúde do HUPE) promove atividades para comemorar o Dia Mundial de Combate a Aids. O evento mobiliza todo hospital, fazendo com que vários setores participem com a realização de atividades de educação em saúde nas salas de espera, palestras, mesas redondas, debates e exposições.

O grupo faz parte do Ambulatório de Medicina Integral e começou em 1996 com encontros quinzenais. Hoje, recebe em média 25 pessoas por reunião. Com o tempo, o número de participantes foi crescendo e as reuniões passaram a acontecer duas vezes por semana.

Uma das maiores preocupações do Grupo é entender como vive e pensa o paciente portador do vírus HIV.  A cada reunião, o grupo debate os mais variados temas de igual para igual. Para a médica Denise Herdy, uma das fundadoras do grupo, ouvir e compreender a realidade do paciente deveria ser uma prioridade para o médico.

Os pacientes do Grupo Com Vida encontram na realidade, um espaço de suporte, de caráter terapêutico, informativo e reflexivo, formado por uma equipe multidisciplinar - com assistentes sociais, médicos, nutricionistas, psicólogos e enfermeiros. O Grupo também é um espaço de formação de alunos e profissionais das áreas de saúde.

A programação do evento inclui :

2ª feira - Mesa de debates sobre a Criminalização da Aids, com consultores jurídicos dos Grupos Pela Vidda e ABIA

3ª feira – Mesa redonda : A Aids nos veículos de comunicação: a construção das representações sócio culturais em torno da epidemia.

4ª feira - Projeção com debate ao final do documentário POSITHIVAS, de Susanna Lira, que conta as histórias de mulheres contaminadas por seus parceiros.

Haverá também, apresentação de painéis com trabalhos dos vários serviços do HUPE que lidam com a temática Aids e DSTs , exposição de fotos do Memorial das Velas Acesas e apresentação de corais da UERJ. Profissionais da área de saúde, estudantes, pessoas interessadas na temática e usuários podem participar das atividades.

Não há taxa de inscrição, mas quem puder pode trazer 1kg de alimento não perecível (preferencialmente, feijão).

As atividades acontecerão no Hospital Universitário Pedro Ernesto, que fica na Boulevard 28 de Setembro, 77, Vila Isabel, a partir das 9 horas.

Notícia publicada em: 25/11/2010