Seminário sobre Dengue e KPC


Com o objetivo de atualizar os profissionais da área de saúde sobre as formas de atuação dos vírus da dengue e da superbactéria KPC, o Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe/Uerj) realizará dois seminários sobre os temas, nos dias 24 e 25 de novembro.


Os eventos serão ministrados por pesquisadores da UERJ e da Fiocruz e visam a atualizar os profissionais da área de saúde sobre, dentre outras coisas, os riscos de co-infecção com o HIV, no caso da dengue; e a detecção da KPC nos laboratórios de bacteriologia.


Segundo dados do Ministério da Saúde, os casos de dengue no país até a primeira quinzena de outubro já atingiram 936.260, quase o dobro de todo o ano de 2009, e o país corre o risco de ter epidemias em pelo menos 10 estados, dentre eles o Rio de Janeiro.


Já a superbactéria KPC (K.pneumoniae) atinge principalmente unidades de terapias intensivas e já causou 22 mortes apenas no Distrito Federal, mas há casos detectados em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Santa Catarina, Paraná e Paraíba.


Os eventos ocorrerão no Anfiteatro Ney Palmeiro, que fica no HUPE, na Av. 28 de Setembro, 77, Vila Isabel e não há necessidade de inscrição.


O Seminário sobre Dengue ocorre na quarta-feira (24), de 9 às 11h30; e o sobre KPC na quinta-feira (25), de 10 às 12 horas.



Notícia publicada em: 22/11/2010