Nota da Reitoria

A UERJ manifesta seu profundo pesar com o desfecho do desaparecimento de Matheus Passarelli. Esta é mais uma manifestação da realidade de violência e desigualdade que se alimenta das distorções socioeconômicas do país e que, em nosso estado, atinge proporções cada vez mais alarmantes.

Mais uma mente, mais um coração jovem perdido! Mais uma ruptura dolorosa que impõe a reflexão sobre o que a sociedade precisa fazer pelos seus jovens! Já!

O amor de Matheus pela universidade pública, como espaço para realização do sonho profissional e de afirmação dos talentos das mais diferentes personalidades e perspectivas, foi declarado e vivido, sempre apaixonadamente, quando circulava pelos corredores da UERJ.

Essa mesma paixão nos comove, mais uma vez, na sua partida. Porque está viva nestes mesmos corredores e salas de aula cheios de corações e mentes que, no momento da vida em que deveriam alimentar esperanças e perspectivas, são obrigados a trocar, a cada dia, o entusiasmo e o sonho pela incerteza, pelo medo e pela precariedade.

Não podemos aceitar a violência, a degradação das pessoas e de seus direitos. Tratar os jovens com respeito e dignidade, dando a todos a oportunidade de frequentarem as escolas e universidades, de viverem com saúde e segurança a plenitude de seu potencial, é mais do que uma agenda. É uma escolha crítica de qual é o futuro que queremos para nós mesmos.

Notícia publicada em: 07/05/2018