Aos estudantes da UERJ, veteranos e calouros

A concomitância do Calendário de 2017.2 juntamente com a chamada antecipada dos calouros de 2018.1, foi aprovada por unanimidade, em todos os fóruns internos da UERJ, inclusive o CSEPE, e também pelo Conselho Estadual de Educação do RJ (CEE-RJ), com a periodicidade de 100 dias letivos, conforme legislação vigente.

O novo Calendário Acadêmico, referente a 2017.2 e 2018.1, está na página da UERJ para que todos possam consultá-lo, bem como o Calendário referente a 2018.2. A concomitância / justaposição aprovada para esses períodos se iniciará em 18/04/18, uma vez que o término das aulas do semestre letivo de 2017.1 aconteceu em 20/03/18 e o término desse período, em 28/03/2018.

Cada Unidade Acadêmica, por meio de seus Conselhos Departamentais, desenvolveu seu próprio desenho de oferta de disciplinas, de acordo com cada uma de suas especificidades, para atender tanto aos calouros quanto aos veteranos. Importante destacar que os veteranos seguirão o fluxo da periodicidade de seus cursos, ou seja, concluíram 2017.1 e se matricularam, agora, em disciplinas referentes ao semestre letivo de 2017.2.

Somente os calouros com entrada em 2018.1 foram convocados, antecipadamente, para iniciarem seus cursos. Em todos os cursos, as disciplinas oferecidas aos veteranos para o semestre de 2017.2 e todas aquelas referentes aos calouros de 2018.1 foram implantadas no SAG, conjuntamente. Ao final desta implantação foram todas migradas para 2018.1, conforme aparecem no Sistema SAG, o que possibilitou a implantação da concomitância desses períodos letivos.

No Boletim Acadêmico e no Histórico Escolar dos estudantes será lançado o período letivo de 2017.2 com uma observação sobre a justaposição, devidamente autorizada pelo CEE-RJ, citando, inclusive, todos os documentos que a ratificaram, de modo que a mesma fique clara e torne-se esclarecida para todos.

Acredito que a nossa Universidade, por meio de todas as suas Unidades Acadêmicas, envidou todos os esforços para que fossem contornados os possíveis impasses que esta ousada solução possa apresentar, uma vez que os estudantes da UERJ são a nossa maior razão de ser. Essas medidas também garantem que o Calendário Acadêmico de 2019 iniciará suas atividades em fevereiro de 2019. Todo esse esforço foi idealizado pensando em nossos estudantes. Boas-vindas a todos, veteranos e calouros de nossa querida UERJ!

Tania Carvalho Netto - Sub Reitora de Graduação / SR-1 / UERJ

Notícia publicada em: 17/04/2018