UERJ: 10ª universidade brasileira e 1ª em citações de artigos científicos

Recentemente, foi disponibilizado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) um relatório intitulado Research in Brazil, em que foi analisado o desempenho dos trabalhos de pesquisa brasileiros publicados entre 2011 e 2016, utilizando-se recursos bibliométricos. Os dados foram obtidos a partir do InCites, plataforma fundamentada nos documentos (artigos, trabalhos de eventos, livros, patentes, sites e estruturas químicas, compostos e reações) indexados na base de dados multidisciplinar Web of Science – editada pela Clarivate Analytics (anteriormente produzida pela Thomson Reuters).

O relatório identifica destaques na pesquisa do país e apresenta um ranking, classificando as principais universidades brasileiras e observando quesitos, como a produção de artigos científicos e a geração de conhecimento, o impacto que esses artigos apresentam perante a comunidade científica mundial, ou seja, o número de citações por seus pares, o percentual de artigos classificados na faixa de 1% a 10% dos artigos mais citados no mundo, além da cooperação internacional e da cooperação entre empresas e universidade.

No documento, a UERJ ocupa o décimo lugar em produção científica no ranking das universidades nacionais. No quesito citações de artigos, porcentagem de artigos científicos no top 1% e no top 10% dos artigos mais citados no mundo, e também no que refere à taxa de colaboração internacional, a UERJ encontra-se em primeiro lugar no ranking. Esses artigos originam-se em muitas áreas do conhecimento, mas muitos deles se relacionam com os experimentos Large Hadron Collider, realizados em colaboração com a Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN), localizada na Suíça, e a pesquisas sobre o vírus Zika e testes de imunoterapia contra o câncer.

Confira o documento na íntegra.

Notícia publicada em: 05/02/2018