UERJ premia estudantes que se destacaram na Iniciação Científica

Dos 921 trabalhos inscritos na 26ª edição da Semana de Iniciação Científica, que movimentou o campus Maracanã entre os dias 22 e 24 de novembro, demonstrando a vitalidade, a manutenção e a continuidade do desenvolvimento acadêmico e científico da Uerj, 15 foram indicados como destaque para receber o Prêmio de Iniciação à Ciência e a outros 119 foram concedidas menções honrosas. A cerimônia de premiação ocorreu na última quarta-feira, dia 13 de dezembro, na Capela Ecumênica.

“Hoje é um dia muito especial. Eu tenho dito que ser premiado é muito bom e premiar também é muito bom. Mas, neste momento, premiar cada aluno é de um ânimo ímpar para a Universidade! Premiar, neste momento, é agradecer. Nós fomos questionados em algumas premiações que fizemos, inclusive esta, mas é nesta hora que temos que premiar porque precisamos agradecer. Agradecer pela persistência e pela resistência de cada um que fez o seu projeto, que continuou o seu projeto com todas as dificuldades. Eu parabenizo aos alunos e aos seus orientadores”, agradeceu a vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington, durante a mesa de abertura do evento.

Com um discurso que emocionou a plateia lotada da Capela Ecumênica, Danielle Christina do Nascimento Oliveira, recém-graduada em Pedagogia e vencedora na modalidade Iniciação Científica, falou em nome dos premiados: “O filósofo martinicano Frantz Fanon nos ensina que ‘falar é existir absolutamente para o outro’ e a minha fala hoje é para mostrar que, assim como a Uerj, eu existo e resisto! Sou uma mulher negra, ex-cotista do curso de Pedagogia, ex-bolsista Pibic/CNPq, integrante do grupo de pesquisa ‘Culturas e Identidades no Cotidiano’ do ProPEd-Uerj, moradora de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, filha da Beth, e hoje estou aqui representando tantas outras meninas e mulheres negras que passaram por aqui e que ainda vão passar. Em tempos de reformas maldosas, destruição de sonhos e direitos, concluir a graduação em uma universidade pública, gratuita e de qualidade é a certeza de que vale a pena lutar. Eu devo muito do que sou hoje à Uerj, que me acolheu e me ensinou muitas coisas. Assim como eu, estudantes concluintes e novatos precisam resistir com a Uerj!”

Criado em 1996 pela Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (SR-2), o Prêmio de Iniciação à Ciência destaca os alunos que desenvolvem trabalhos de pesquisa na universidade, tanto na graduação, como no Ensino Médio e no 9º ano do Ensino Fundamental do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj). A cada ano, o Prêmio recebe o nome de docentes da Universidade ou de personalidades que tenham se destacado na área acadêmica, científica ou cultural, sendo então, nesta edição, nomeado de “Prêmio de Iniciação à Ciência Monica Heilbron”.

“É impossível não ficar emocionada com o recebimento de um prêmio desta envergadura, da Universidade que eu escolhi e ainda escolho trabalhar. Ingressei aqui em 1983 e posso dizer que a minha vida toda e a minha carreira acadêmica se confunde com esta instituição. É com muito orgulho que eu recebo este prêmio. Acho que é um coroamento para mim do trabalho que fiz junto a esta instituição e sou profundamente grata a este reconhecimento”, declarou a homenageada e professora da Faculdade de Geologia, Monica Heilbron. A cobertura fotográfica está disponível em
bit.ly/2jVcNob

Notícia publicada em: 14/12/2017