UERJ concede medalha da Ordem do Mérito José Bonifácio aos ex-reitores

Como parte das comemorações dos 67 anos da UERJ, o reitor Ruy Garcia Marques entregou o título de Grão-Oficial da Ordem do Mérito José Bonifácio, a maior honraria concedida pela Universidade, aos ex-reitores Ivo Barbieri, Antonio Celso Alves Pereira, Nilcéa Freire, Nival Nunes de Almeida e Ricardo Vieiralves de Castro. A solenidade aconteceu nesta segunda-feira (04/12), dia do aniversário da UERJ, na Capela Ecumênica, com a presença de docentes, técnicos, estudantes e familiares dos homenageados.

Além do reitor e da vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington, participaram da mesa solene os três sub-reitores, os quatro diretores de centros setoriais e o ex-reitor Hésio Cordeiro, que recebeu a honraria em abril de 2007, durante a inauguração do Campus de Resende.

A Ordem do Mérito José Bonifácio foi criada em 1972 e tem como objetivo homenagear personalidades nacionais e estrangeiras que se notabilizaram no campo da educação e cultura, fazendo jus ao grau honorífico que tem como referência máxima o “Patriarca da Independência”.

A história da UERJ teve início em 4 de dezembro de 1950, com a promulgação da lei municipal nº 547, que criou a nova Universidade do Distrito Federal (UDF). Diferente da instituição homônima, fundada em 1935 e extinta em 1939, a nova Universidade ganhou força e tornou-se uma referência em ensino superior, pesquisa e extensão na Região Sudeste. Nesse trajeto, a instituição viu seu nome mudar, acompanhando as transformações políticas que ocorriam no país. Em 1958, a UDF recebeu a denominação de Universidade do Rio de Janeiro (URJ). Em 1961, uma ano após a inauguração de Brasília, a URJ passou a se chamar Universidade do Estado da Guanabara (UEG). Finalmente, em 1975, com a fusão dos antigos Estados do Rio de Janeiro e da Guanabara, recebeu o nome definitivo de Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

A cobertura fotográfica completa está disponível em bit.ly/2kpyFeA

Notícia publicada em: 05/12/2017