UERJ e IFFluminense assinam convênio de cooperação

Foi realizada na tarde desta terça-feira, dia 14 de novembro, a assinatura de um convênio acadêmico entre a UERJ e o Instituto Federal Fluminense (IFFluminense). A reunião teve a presença do reitor Ruy Garcia Marques; do sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Egberto Gaspar de Moura; do diretor do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), Ricardo Barros; da gerente da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico/Laboratório de Ensaios Mecânicos e Metrologia (UDT/LEMec), Sandra Guimarães; do reitor do IFFluminense, Jefferson Manhães de Azevedo; e da diretora de Pós-graduação do IFFluminense, Simone Vasconcelos Silva.

O convênio irá contemplar duas Unidades de Desenvolvimento Tecnológico (UDT’s) do Instituto Politécnico do Rio de Janeiro (IPRJ), localizadas no campus regional de Nova Friburgo: o Laboratório de Experimentação e Simulação Numérica em Transferência de Calor e Massa (LEMA) e o LEMec. “Em 2015, começamos a dialogar com o IFF. Eles estavam montando uma proposta de um mestrado profissional na área interdisciplinar. Eles aprovaram o programa e a gente vem interagindo, orientando alunos em conjunto, organizando eventos juntos. Disciplinas também serão ministradas nas duas instituições. Então, é um convênio bem acadêmico e também visando a questão da inovação e da internacionalização, que são nossos interesses em comum”, explica o professor do IPRJ e coordenador dos dois laboratórios, Antônio José da Silva Neto.

Ex-aluno de Engenharia da UERJ, o reitor do IFF, Jefferson Manhães de Azevedo, ressaltou a importância dessa parceria entre as duas instituições: “Para o IFF é um grande orgulho estar conveniado com a UERJ pela importância que ela tem na formação de profissionais que ajudaram a constituir o Estado do Rio de Janeiro, definindo uma nova matriz científica e tecnológica, de conhecimentos e de lideranças para o nosso Estado. A UERJ e o IFF terão grandes ações e a primeira delas é a possibilidade do nosso primeiro doutorado profissional na área das engenharias”.

Notícia publicada em: 14/11/2017