Nota sobre o Programa Prociência

A Reitoria da UERJ volta a reiterar a importância do Programa Prociência, como estímulo imprescindível ao desenvolvimento da pesquisa e pós-graduação em nosso Estado. O Prociência, implantado há cerca de 20 anos, mostrou-se importante componente na transformação pela qual passou a UERJ nesse mesmo período, com grande crescimento da pós-graduação e da pesquisa.

No entanto, os procientistas amargam 10 meses de atraso no pagamento das bolsas. A Reitoria tem empreendido tratativas sistemáticas, junto à Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, e à FAPERJ, para a retomada dos pagamentos mensais e para o equacionamento da dívida existente com os docentes da Universidade.

É inadmissível que pesquisadores recebam, em troca de sua produção científica de notória excelência e dedicação exclusiva ao conhecimento, da graduação ao pós-doutorado, semelhante tratamento por parte do Governo do Estado.

A vitalidade e excelência do Programa Prociência inspiram e transformam a universidade - que não apenas resiste, mas prossegue mantendo sua excelência acadêmica, socialmente referida e reconhecida.

Reitoria da UERJ

Notícia publicada em: 01/11/2017