Oceanografia da UERJ celebra 40 anos com homenagens

A UERJ celebrou, em 27 de outubro, na Capela Ecumênica, os 40 anos de criação do curso de graduação em Oceanografia, os 10 anos de fundação da Faculdade (FAOC) e também do Mestrado Acadêmico na área, além do terceiro aniversário do Doutorado.

Considerada a única instituição de ensino fluminense a manter cursos na área, a FAOC conta com 29 professores, sendo 97% doutores e um terço destes possuem a bolsa de produtividade em pesquisa. Quase metade são egressos do curso de Oceanografia da UERJ, que já formou mais de 700 profissionais em quatro décadas. Por sua vez, o Programa de Pós-Graduação em Oceanografia (PPGOCN) - nível quatro na última avaliação da CAPES - possui, atualmente, 31 alunos (18 de Mestrado e 13 de Doutorado) e já acumula 71 dissertações defendidas.

A solenidade também foi marcada por homenagens à servidora Marli Helena Pereira de Jesus e aos professores David Man Wai Zee, Victor de Amorim D´Ávila e Ana Lúcia Travassos Romano, primeira vice-diretora da Faculdade. Já o presidente da Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO), João Thadeu de Menezes, homenageou o reitor Ruy Garcia Marques e o diretor da FAOC, Marcos Bastos Pereira, pela contribuição da UERJ na formação de profissionais altamente gabaritados.

Participaram também do evento a vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington; o sub-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Egberto Gaspar de Moura; o vice-diretor da Faculdade de Oceanografia, Alessandro Mendonça Filippo; a representante da Faperj e professora da Faculdade de Geologia da UERJ, Monica Heilbron; o coordenador geral de Gerenciamento Costeiro do Ministério do Meio Ambiente, Regis Pinto de Lima; o representante da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha, capitão tenente Tobias Ramalho dos Santos; a representante do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), Eliane Gonzalez Rodrigues; além de professores, funcionários, alunos e ex-alunos.

Notícia publicada em: 31/10/2017