Nota à Comunidade Uerjiana

Em reunião realizada com o governador Luiz Fernando Pezão e membros da comunidade científica, no Palácio Guanabara, na tarde do dia 20 de outubro, foram discutidas propostas para a recuperação da capacidade de investimento em Ciência e Tecnologia do nosso Estado.

O reitor Ruy Garcia Marques concordou com as propostas de recuperação dos investimentos em ciência e tecnologia no estado do Rio de Janeiro, especialmente pela Faperj, mas insistiu que é prioritária a regularização do pagamento de salários e décimo terceiro de servidores da pasta, bem como do pagamento das bolsas de estudantes e docentes. “Estamos com dois meses de atraso no pagamento de salários e décimo terceiro de nossos servidores, além do atraso no pagamento das bolsas. A situação está insustentável, muitos membros de nossa comunidade estão passando necessidades e, inclusive, estão sem condições financeiras de se deslocar para a Universidade.” E complementou: “Tão grave quanto o pagamento de salários e bolsas é o atraso referente aos contratos de prestação de serviços visando à manutenção da UERJ, que, se não resolvido urgentemente, poderá determinar a paralisação, por completo, das atividades da Universidade”. O reitor defendeu, ainda, o pagamento isonômico da UERJ com as demais categorias do Estado. O governador disse que trabalha com a possibilidade de regularizar os pagamentos de salários, inclusive o décimo terceiro salários de 2016 e 2017, até o início do mês de dezembro.

Além do reitor e da vice-reitora da UERJ, Maria Georgina Muniz Washington, participaram da reunião o secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social, Gustavo Tutuca; o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Wanderley de Souza; o presidente da Faperj, Ricardo Vieiralves de Castro; os diretores Científico e de Tecnologia da Faperj, Jerson Lima e Eliete Bouskela, respectivamente; o presidente da Academia Brasileira de Ciências, Luiz Davidovich; o reitor da Uenf, Luis Passoni; a reitora e vice-reitora da Uezo, Maria Cristina de Assis e Luanda Silva de Moraes, respectivamente; o vice-presidente do CNPq, Marcelo Morales; o subsecretário de Ciência e Tecnologia, Augusto Raupp; os pesquisadores da UFRJ, Luiz Pinguelli Rosa e Adalberto Vieira; e o chefe de gabinete da UERJ, Roberto Dória.

A Reitoria reitera a defesa intransigente do caráter público, gratuito e socialmente referenciado da UERJ.

Reitoria da UERJ

Notícia publicada em: 26/10/2017