Serviço de Neurocirurgia inaugura novos espaços no HUPE

Especialidade de alta complexidade, a Neurocirurgia ganhou três novos espaços no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), inaugurados em cerimônia realizada no dia 24 de outubro com o objetivo de proporcionar aos pacientes um atendimento digno, com conforto e privacidade, aos médicos um local agradável de trabalhar e aos estudantes um ambiente propício ao aprendizado, ao desenvolvimento da pesquisa clínica e da extensão associada à prática.

A Enfermaria de Neurocirurgia Prof. Dr. Carlos Telles dispõe de 18 leitos e atenderá a todas as patologias neurocirúrgicas, dos tumores cerebrais às cirurgias da coluna, das doenças cerebrovasculares aos distúrbios do movimento da Doença de Parkinson, e procedimentos complexos para o tratamento da dor. Possui uma composição diferenciada com divisão em quartos, que possuem de dois a três leitos e banheiros privativos, oferecendo maior conforto e privacidade aos pacientes. Além disso, dispõe de uma unidade semi-intensiva para maior cuidado pós-operatório.

O Laboratório de Estimulação Elétrica do Sistema Nervoso (LabEEL), criado no âmbito do programa InovUerj, tem o propósito de integrar avanços tecnológicos, na área de estimulação cerebral, com as demandas assistenciais de alta complexidade de um serviço de neurocirurgia. A unidade principal do laboratório foi instalada dentro da nova enfermaria, representando configuração inédita e permitindo maior dinamismo a estudos de neurofisiologia.

Com capacidade de 25 lugares, o Anfiteatro Prof. Dr. Pedro Monteiro Sampaio é um espaço multimídia para o ensino da graduação, pós-graduação e extensão, além de cursos e reuniões científicas, com instalações que permitem, ainda, transmissões ao vivo dos eventos nele realizados.

A solenidade de inauguração teve a presença do reitor Ruy Garcia Marques; do diretor do Centro Biomédico, Mário Sérgio Carneiro; do sub-reitor de Pós-graduação e Pesquisa, Egberto Gaspar de Moura; da vice-diretora da Faculdade de Ciências Médicas, Anna Tereza Miranda Soares de Moura; do diretor do HUPE, Edmar Santos; da coordenadora da disciplina de Neurocirurgia, Maud Parise; do Chefe da Unidade Docente Assistencial da Neurocirurgia Flávio Nigri; do coordenador do Laboratório de Estímulos Elétricos do Sistema Nervoso, professor Egas Caparelli Dáquer; do representante do Conselho Regional de Medicina, Alexandre Cardoso; além do homenageado, professor Carlos Telles e da esposa do professor Pedro Sampaio, Teresinha Portela Sampaio.

Notícia publicada em: 25/10/2017