Parlamentares federais discutem soluções para efeitos da crise na UERJ


A construção de estratégias conjuntas para a superação dos efeitos da crise financeira do Estado na UERJ foi tema de amplo debate, durante visita de membros da bancada federal fluminense ao campus Maracanã da UERJ. Uma das propostas é viabilizar a obtenção de recursos federais por meio de emendas parlamentares, individuais e de bancada, ao orçamento da União, para garantir o funcionamento das três universidades públicas estaduais – UERJ, UENF e UEZO.

 

 

Realizado na manhã desta segunda-feira (25/09), na sala de reuniões da Reitoria, o encontro contou com a presença do senador Lindbergh Farias (PT), dos deputados federais Benedita da Silva (PT), Celso Pansera (PMDB), Jandira Feghali (PCdoB) e Glauber Braga (PSOL), além de assessores dos deputados Otavio Leite (PSDB) e Wadih Damous (PT). Representando a administração central da UERJ, participaram o reitor Ruy Garcia Marques; a vice-reitoria Georgina Muniz; os sub-reitores Tania Carvalho Netto (SR1), Egberto Gaspar de Moura (SR2) e Elaine Torres (SR3); os diretores de Centros Setoriais Mário Carneiro (CB), Luis Antonio da Mota (CTC), Domenico Mandarino (CCS) e Lincoln Tavares (CEH); o chefe de Gabinete da Reitoria, Roberto Dória; o diretor de Planejamento e Orçamento, Alfredo Coutinho; a assessora da Reitoria, Cláudia Gonçalves; os diretores do Sintuperj, Jorge Luís Mattos de Lemos, Regina de Fátima de Souza e Simone Damasceno; e os representantes discentes Eduardo Campos (UEE-RJ) e Gabriel de Castro (DCE). O deputado Alessandro Molon (Rede), que não pôde comparecer à reunião com os demais parlamentares, foi recebido pelo reitor e pela vice-reitora, também para tratar do financiamento da Universidade.

 

Na ocasião, o reitor Ruy Garcia Marques apresentou um panorama da situação atual da universidade, as perspectivas orçamentárias para 2018, as necessidades imediatas para manutenção e funcionamento das unidades acadêmicas e de saúde, além das possíveis soluções de curto, médio e longo prazos adotadas perante a Assembleia Legislativa (Alerj) e ao Supremo Tribunal Federal (STF). Na próxima semana, a reitoria da UERJ estará em Brasília para apresentar projetos de custeio, investimento e assistência estudantil aos demais deputados e senadores do Estado.

 



Notícia publicada em: 25/09/2017