Nota à comunidade


A UERJ comemora os resultados alcançados pelos seus Programas de Pós-graduação stricto sensu na avaliação quadrienal da CAPES. O panorama geral é de uma pós-graduação vital e de qualidade, que não se deixou abater pela crise. Juntamente com a divulgação recente de diversos resultados de ranqueamentos universitários nacionais e internacionais, esse resultado mostra que, apesar das dificuldades que enfrenta, a UERJ permanece sendo uma das mais qualificadas universidades do país e da América Latina.

 

Seis Programas subiram de nível: Direito (5), Letras (5), Educação - Processos Formativos e Desigualdades Sociais (4), Engenharia Química (5), Modelagem Computacional (6) e Química (4). Mantivemos sete cursos com notas 6 ou 7, destacando a manutenção da nota 7 do Programa de Pós-graduação em Educação (ProPEd). Aumentamos o número de cursos 5 (total de 19), valendo destacar dois Mestrados Profissionais que alcançaram a nota máxima (5) nessa modalidade: Engenharia Ambiental, o único na área com esta nota no país, além do Programa Matemática em Rede Nacional. Parabenizamos também todos os Programas que mantiveram suas notas, esforço altamente louvável. 

 

Tal demonstração de resiliência só vem sendo possível graças ao esforço coletivo da comunidade uerjiana e também é resultado da adoção de políticas de valorização e qualificação do seu corpo docente. Dentre essas políticas se destaca o Prociência, mais uma iniciativa pioneira da UERJ entre as universidades brasileiras. Programa de incentivo à produção científica, tecnológica e artística, sob a forma de bolsas condicionadas à ampla avaliação da produtividade acadêmica, o Prociência é importante alavanca para o crescimento da pós-graduação e da pesquisa, aprimorando também a qualidade da sua graduação.  

 

Reitoria da UERJ



Notícia publicada em: 20/09/2017