FCM organiza evento para recepcionar os novos alunos


     A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) promoveu uma cerimônia de boas-vindas aos novos alunos que iniciaram o semestre 2017.1 nesta segunda-feira (21). A recepção aconteceu no auditório 11 do Pavilhão Reitor João Lyra Filho, no campus Maracanã, e foi o momento de os estudantes recém-chegados serem apresentados ao curso de Medicina e à Universidade.

 

 

      Formado em Medicina pela UERJ, o reitor Ruy Garcia Marques saudou os seus futuros colegas de profissão: “Parabéns pela escolha da UERJ e da Faculdade de Ciências Médicas. Vejo que aqui também estão alguns pais, parentes e amigos muito orgulhosos. Sejam todos muito bem-vindos à nossa casa. Nesse momento, estou me lembrando do meu primeiro dia na Faculdade de Ciências Médicas, em março de 1973. Parece que foi ontem. A caminhada que os fez estar aqui hoje certamente não foi fácil. Vencido o disputadíssimo vestibular, a tão sonhada entrada para a universidade enfim se materializa. Sem dúvida, uma conquista restrita a poucos. Fruto de dedicação e de muitos estudos, de ausências sofridas, de sacrifícios silenciosos e de privações não reveladas. Não só de cada um de vocês, mas, em especial, dos seus queridos pais. Sei que estão temerosos diante de todas as notícias na imprensa que envolvem a nossa universidade. De fato, a UERJ atravessa um momento difícil. Certamente, o mais grave desde que ela foi criada em 1950, na época como Universidade do Distrito Federal. E, com isso, certamente uma primeira grande preocupação logo surge para vocês: ‘Será que, no então cenário, a escolha da FCM foi correta? Como professor e Reitor da UERJ e também como médico formado pela FCM, posso dizer com franqueza e toda a certeza: sim. Não tenho dúvidas disso. Infelizmente, alguns profetas do caos buscam criar desesperança com afirmações de que o futuro da UERJ está comprometido e é incerto. Pior que isso, tentam passar a imagem de que talvez até nem haja futuro. São pessoas que não merecem crédito. O momento nos quer adotando um pensamento positivo e, mais ainda, propositivo. A UERJ está viva, aberta e pujante. Hoje, desponta um novo horizonte em suas vidas e que as alegrias desse dia 21 de agosto de 2017 se perpetuem na alma de cada um de vocês. Sejam felizes. A UERJ aqui está e os recebe de braços abertos. Bem-vindos.

 

      A Vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington, emocionada, também deu as boas-vindas aos novos alunos e convidou todos os presentes a se juntarem na luta pela UERJ: “É muito bom ver esse auditório cheio. É muito bom ver que vocês acreditam na UERJ. Nosso momento não está fácil, mas vê-los aqui nos põe para frente. Muitos dizem que a UERJ não vai resistir. A gente resiste sim, porque a gente não está resistindo só pela UERJ. A gente resiste porque acredita numa universidade pública. Juntem-se a nós nessa luta, na luta pelo ensino público de qualidade. Isso vocês terão aqui.”

 

 

 

     Além do Reitor e da Vice-reitora, os calouros do curso de Medicina também foram recepcionados pela Sub-reitora de Graduação, Tania Carvalho Netto; pelo Diretor da FCM, Mario Fritsch; pela Vice-diretora da FCM, Anna Tereza Soares; pela Coordenadora de Graduação da FCM, Eloísa Grossman; pelo diretor do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG), Jorge Carvalho; pela Diretora do Instituto de Medicina Social (IMS), Gulnar Azevedo e Silva, e pela representante do Centro Acadêmico Sir Alexander Fleming (Casaf), Elizabeth Amanda. 

 



Notícia publicada em: 21/08/2017