27ª UERJ Sem Muros inicia atividades com homenagem a Oswaldo Cruz
Nesta segunda-feira, dia 24 de abril, foi realizada, às 10 horas, a cerimônia de inauguração do painel do "Ano Comemorativo Oswaldo Cruz - Sem esmorecer para não desmerecer”, no hall do Pavilhão Reitor João Lyra Filho, no campus Maracanã, seguida por uma apresentação do Coral da UERJ, regido pelo maestro Mário Assef.
O reitor Ruy Garcia Marques fez a abertura do evento em homenagem ao célebre médico sanitarista, que foi um dos principais responsáveis pela erradicação da febre amarela no início do século XX: “É muito oportuno até que nós estejamos festejando Oswaldo Cruz, que em 1906, quando começaram a ver os sinais de que estava se debelando a febre amarela, que ele se tornou muito festejado, muito conhecido. Até então, a imprensa até debochava dele. E ele pregava coisas diferentes de todos naquela época, como a medicina preventiva. Então, um grande médico, pesquisador, sanitarista, Oswaldo Cruz só passou mesmo a ser reconhecido em 1906 quando a febre amarela começou a ser debelada. E hoje, passados 111 anos, estamos à beira de uma epidemia gravíssima de febre amarela, que cada dia mais chega aqui no Rio de Janeiro, já chegou ao Estado, está chegando na cidade. Então, nada mais oportuno do que homenagear esse grande nome da ciência nacional, Oswaldo Cruz”.
Representando a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Maria Inês Fernandes, assessora da vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação, agradeceu a homenagem ao patrono da instituição na qual trabalha: “Gostaria muito de agradecer e parabenizar toda a comunidade da UERJ, a figura do Magnífico Reitor Ruy Garcia Marques, e dizer que é uma honra muito grande para a Fiocruz ter nosso patrono sendo homenageado neste evento tão importante que é a UERJ Sem Muros”.
A cerimônia de descerramento do painel também contou com a presença da vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington; da sub-reitora de Graduação, Tania Carvalho Netto; do sub-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Egberto Gaspar de Moura; da sub-reitora de Extensão e Cultura, Elaine Ferreira Torres; de Aline Lacerda, representando a Casa de Oswaldo Cruz, e de Diego Bevilacqua, chefe do Museu da Vida da Fiocruz.
Mais tarde, às 14 horas, foi realizada a conferência de abertura da 27ª UERJ Sem Muros. Com o tema "O papel da ciência no desenvolvimento social e da saúde: o legado de Oswaldo Cruz", a conferência foi proferida pela presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima. O evento teve a participação do reitor Ruy Garcia Marques; da vice-reitora Maria Georgina Muniz Washington; da sub-reitora de Graduação, Tania Carvalho Netto; da sub-reitora de Extensão e Cultura, Elaine Torres; do diretor do Centro Biomédico, Mário Carneiro, e do diretor do Departamento de Apoio à Produção Científica e Tecnológica, Kenneth Camargo Jr., representando a sub-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa.
As atividades da 27ª edição da UERJ Sem Muros, evento que objetiva apresentar à sociedade a produção acadêmica realizada nas diversas áreas de conhecimento, envolvendo ensino, pesquisa, extensão e cultura, se estenderão até o dia 28 de abril. Confira, abaixo, a programação:
Notícia publicada em: 25/04/2017
