Curso de Brinquedista Hospitalar


Publico: estudantes, profissionais de saúde e educação e pessoas interessadas em atuar em uma Brinquedoteca Hospitalar.
Objetivo Geral: Capacitar profissionais para que possam implantar, gerir e trabalhar em Brinquedotecas hospitalares

 

Objetivos específicos:
 Capacitar profissional como mediador/facilitador do brincar, favorecendo a interação entre a criança, pais e equipe de saúde;
 Transmitir referencial teórico básico;
 Sensibilizar os participantes sobre o impacto que as atividades lúdicas promovem;
 Refletir sobre seu papel nas ações em saude, especialmente na área de atenção à criança;
 Vivenciar brincadeiras e atividades que favorecerão o desenvolvimento psicomotor, sócio-cognitivo, afetivo, a expressão livre e interação social do grupo. 

 

Local: UERJ, auditório 71, 7ºandar - CEPUERJ - UERJ - BrinQsaude
Dias: 06, 07 e 08 de outubro de 08:00 às 18:00horas - 30hs
Valor: estudantes R$ 150,00  e profissionais: R$ 180,00

 

É o 1º curso de Brinquedista Hospitalar a ser realizado no RJ. Está ligado ao CEPUERJ, curso de extensão. A inscrição será on line.

 

Terá o apoio da Associação Brasileira de Brinquedotecas.

 

Valorizando a Lei 11.104/2005 q dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saude q ofereçam atendimento pediatrico em regime de internação.

 

Alguns temas a serem abordados: A Importância da Brinquedoteca para o Hospital Universitário;Integração família-equipe na Brinquedoteca: uma visão internacional; Neurodesenvolvimento Infantil; Sensibilização para ludicidade e qualidade de vida; Recomendações sobre seleção de brinquedos, materias ludicos e recursos específicos;A Necessidade de atividades artísticas na Brinquedoteca hospitalar; Viva e Deixe Viver:Contadores de História; Sucata na brinquedoteca Hospitalar; Cuidando do Cuidador;  Terapia Recreativa; Cuidados com a Infecção Hospitalar;Importância do lúdico na formação dos alunos na area de saúde e educação; Cantinho da Fantasia: linguagem artística das roupas; Festa do Sapo: Brinquedo terapeutico; Brinquedoteca do HUPE - Que espaço é esse? Lei da Brinquedoteca e Carta da Criança Hospitalizada;Aspectos psicopedagógicos na Brinquedoteca Hospitalar; Quem brinca, como brinca e onde brinca?;Oficinas de Criativas na Brinquedoteca Hospitalar; Emabrinq: Transformando historias em brinquedos; Humanização para brinquedistas;  Atividades Criativas com Papel; Sensações, sentimentos e emoções da criança hospitalizada e sua família; Caracteristicas Necessarias ao Brinquedista.

 



Notícia publicada em: 16/09/2010